VOLTAR

Comissão debate transporte no Parque do Iguaçu (PR)

Panrotas - http://www.panrotas.com.br/
22 de Mai de 2013

Em audiência dirigida pelo deputado Romário realizada ontem (terça, 21), a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal aprovou um documento para pedir a sustação da portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que proíbe o transporte alternativo de turistas, organizados por taxistas e receptivos turísticos, no Parque Nacional do Iguaçu a partir de 29 de dezembro.

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, disse que "não faz sentido fechar a entrada do parque para os veículos que atendem aos receptivos turísticos nacional e internacional, que dependem de um atendimento diferenciado e de qualidade".

A diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), Giovana Palazzi, e o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, que representaram o ICMBio na audiência, explicaram que a portaria foi a forma encontrada pelo Instituto para dar mais tempo aos profissionais e empresas transportadoras de turistas para se adaptarem ao cumprimento da lei.

Para Giovana, qualquer decisão sobre uma possível revogação da portaria ou a adoção de um sistema de transporte misto nos limites do parque, composto por ônibus da concessionária e táxis e vans privados, como pediram alguns deputados, deve ter como fundamento estudos técnicos. "Temos que avaliar os impactos da circulação de carros no interior do parque, a velocidade, monitorar a fauna, ver quantos empregos realmente são gerados, o grau de satisfação dos visitantes, entender a dinâmica regional", ela disse.

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/comissao-debate-tra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.