VOLTAR

Começa hoje na Umutina reunião com lideranças indígenas de todo o país

Barra1 - http://www.barra1.com.br
26 de Ago de 2013

A aldeia Umutina realizará em seu território nos próximos dias 26 a 30 de agosto uma reunião que contara nos dois primeiros dias, 26 e 27, com a presença do governador, Silval Barbosa e várias autoridades de Brasília para tratar da realidade dos povos indígenas do estado do Mato Grosso. Nos dois últimos dias serão discutidas a realidade a nível nacional com lideranças indígenas de todos os estados brasileiros.

O site Barra1 conversou com Miro Carlos Mizoré, presidente da Organização da Aldeia Umutina de Barra do Bugres, que nos informou que o objetivo da reunião é criar uma organização a nível estadual para defender os direitos indígenas no território mato-grossense.

Miro salientou que reuniões como estas serão realizadas em todo o território nacional e que elas são uma iniciativa da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, C O I A B.

Um dos assuntos que serão discutindo segundo Miro, é a questão agrária envolvendo territórios indígenas e a violência que o assunto vem gerando em vários estados da união. Segundo Miro, o indígena brasileiro não que manter nenhum tipo de conflito, ele apenas quer o reconhecimento dos seus direitos, incluindo o direito a terra para poder manter seus costumes, sua cultura e criar seu filhos.

Miro informou que até o momento já estão confirmadas a presença de 400 lideranças indígenas do Brasil na reunião de Barra do Bugres.

http://www.barra1.com.br/index.php?pg=noticia&id=22225

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.