VOLTAR

Com direito à dança da chuva, UFC forma 1o turma de índios

Jangadeiro Online - http://www.jangadeiroonline.com.br
06 de Mar de 2013

Ao todo, são 36 índios da etnia tremembé de Almofala estarão presentes na solenidade na Concha Acústica da Reitoria, onde apresentarão uma dança da chuva

A primeira turma indígena do Ceará vai colar grau nesta quarta-feira (6) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, são 36 índios da etnia tremembé de Almofala que cursaram o ensino superior desde 2006 e estarão presentes na solenidade na Concha Acústica da Reitoria da UFC, onde apresentarão uma dança da chuva.

Segundo o coordenador geral do curso, professor José Mendes Fonteles Filho (Babi), esse é o primeiro dos cursos de Licenciatura Intercultural criado no Nordeste e um dos pioneiros do país, sendo portanto o primeiro a possibilitar a formação em nível superior de uma turma de indígenas em uma universidade pública, o que faz da UFC uma referência nacional.

"Para a UFC, tem uma importância significativa, pois confirma que a universidade está procurando aproximar os povos, legitimando que a universidade pública buscando a inclusão social de povos antes excluídos", considerou o coordenador. Ele ainda informou que os 36 índios chegam em Fortaleza somente para a colação de grau, nesta quarta.

Os alunos

Os concludentes da primeira turma do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS) são professores que já exercem desde 1997 o magistério nas escolas indígenas da etnia. "O critério de seleção para os alunos era já ser professor nas escolas tremembés e ser da mesma etnia. O projeto que luta pela sobrevivência enquanto povo indígena no Ceará. Propõe uma educação diferenciada de desdobramento e continuidade da luta pela terra. Oferece qualidade social e política", explicou.

O curso

O MITS, denominado por eles de "Magistério Pé no Chão", foi criado por iniciativa do povo tremembé, em parceria com a UFC, em 2006, e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008, quando passou a receber recursos por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind). Passou a ser o primeiro curso da UFC específico para indígenas.

As atividades acadêmicas são realizadas, integralmente, no ambiente da aldeia, em etapas mensais, itinerantes, que se revezavam entre as comunidades tremembé. Dessa forma, lideranças, pais, mães, jovens e crianças indígenas puderam participar ativamente de muitos momentos significativos do curso, tendo livre acesso às aulas ministradas.

Entre os docentes que ministraram As aulas foram ministradas por docentes vindos de diversos lugares do país, como o Cacique João Venança e o Pajé Luis Caboco, da etnia tremembé.

http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/com-direito-a-danca-da-chuva-u…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.