VOLTAR

Coleção de DVDs de cineastas indígenas chega às lojas

Instituto Socioambiental - www.socioambiental.org
07 de Nov de 2008

Trata-se da primeira coletânea reunindo vídeos dos cineastas dos coletivos de cinema das aldeias Kuikuro, Humui Kui e Panará. Cada DVD traz dois filmes que retratam diferentes olhares sobre o modo de viver e de pensar desses três diferentes povos indígenas que habitam lugares como o Acre e o Mato Grosso.

A caixa com os três DVDs de cineastas indígenas lançada pela Vídeo nas Aldeias é fruto de uma longa relação entre a ONG e diversas comunidades indígenas em todo o Brasil, envolvendo a formação de cineastas indígenas por meio de oficinas. Elas se propõem a dar as condições necessárias para que as populações indígenas se apropriem da linguagem audiovisual, relatem suas próprias histórias e dirijam seu olhar sobre a realidade e experiência que vivenciam.

O primeiro DVD da coletânea, Kuikuro, lançado em 2007 com grande festa no Parque Indígena do Xingu, é composto por dois filmes: Cheiro de Pequi e O dia em que a lua menstruou, além de extras. Cheiro de Pequi foi premiado como melhor curta-metragem no Festival Présence Autochtone, em Montreal, no Canadá, e conta histórias de homens, mulheres e bichos que constroem um mundo comum, enquanto O dia em que a lua menstruoufala de um eclipse durante o qual tudo mudou.

O DVD Huni Kui, que retrata o dia-a-dia da aldeia São Joaquim, no Acre, é composto pelos filmes Novos Tempos - no qual o pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro relembram os tempos de cativeiro nos seringais - e Os cantos do cipó - no qual os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro. Também traz dois extras.

O amendoim da cutia e Depois do ovo, a guerra são os filmes que compõem o terceiro DVD série, Panará. O primeiro aborda a colheita de amendoim na aldeia Nãsepotiti, no Rio Teles Pires (Mato Grosso com Pará). O segundo documenta as brincadeiras das crianças da aldeia para quem os tempos de guerra ainda não acabaram.

A iniciativa da Vídeo nas Aldeias de formar cineastas indígenas completou 21 anos e oferece também suporte técnico e financeiro para a produção e difusão dos vídeos entre os povos indígenas e no circuito nacional e internacional.

A coleção, com legendas em português, francês, espanhol, italiano e francês, está à venda por R$ 94,90 na 2001 Vídeo, na Livraria Cultura e nos sites respectivos www.2001video.com.br e www.livrariacultura.com.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.