VOLTAR

COIAB realiza segundo encontro dos Povos Indígenas do Corredor EtnoTupi Mondé

Coiab - http://www.coiab.com.br/
13 de Dez de 2010

COIAB realiza segundo encontro dos Povos Indígenas do Corredor EtnoTupi Mondé

Fortalecimento político para uma economia sustentável é o tema do Encontro que reunirá 70 lideranças de vários povos indígenas dos Estados do Mato Grosso e Rondônia, povos que estão no corredor Tupi Etno Mondé. O encontro acontece no período de 14 a 16 de dezembro no Centro Cultural Indígena Sertanista Apoema Meireles no Distrito de Riozinho, que pertence ao Município de Cacoal, Estado de Rondônia.

No encontro serão discutidos temas importantes para os povos de abrangência do Corredor, como é o caso da Sobreposição de Terras Indígenas e Unidades de Conservação, Povos Isolados e Alternativas Econômicas Sustentáveis para as Terras Indígenas.

Para Marcos Apurinã, coordenador geral da COIAB, este encontro tem uma importância imponente, pois são nos Estado de Rondônia e Mato Grosso que há o avanço descontrolado de desflorestamento e invasão de Terras Indígenas. "Mato Grosso e Rondônia são as portas de entrada para o desmatamento, retirada de madeira ilegal e garimpo, essas atividades estão atingindo de forma rápida e desrespeitosa as Terras Indígenas. A COIAB a partir desse encontro pretende contribuir com um programa de Sustentabilidade, Protagonismo e Fortalecimento das organizações indígenas" afirma Marcos.

Está confirmada para o encontro a presença de instituições governamentais como FUNAI, Polícia Federal, IBAMA e Ministério Público. Estarão também no encontro organizações indígenas representantes dos povos Zoró, Cinta Larga, Suruí e Gavião.

Mais informações:

Silas Marques (92) 8110-3348 / (69) 8122-0850

Nara Baré: (92) 8115-5984

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=destaque&id=653&tipo=E…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.