VOLTAR

COIAB apoia os povos indígenas contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Coiab - http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=425&tipo=N
30 de Out de 2009

A COIAB manifesta seu apoio aos povos do Xingu contra as declarações do Ministro de Minas e Energia, Sr. Edson Lobão que refere aos povos do Xingu como "forças demoníacas" que impedem a realização de grandes usinas no país, como a de Belo Monte. A COIAB repudia esse tipo declaração pois agride todos os povos indígenas uma vez que todos são a favor do desenvolvimento mas a qualquer custo não.

Em encontro no Estado do Mato Grosso estão participando mais de 150 a 200 povos indígenas dos povos do Xingu, Juruna, Kayapó, Panará, Xavante dentre outros povos na manifestação contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que começou no dia 29/10 e vai até o dia 04/11/2009 na Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto/Jarina, no entrocamento entre o Rio Xingu e a MT 322, antiga BR 80.

O momento mais aguardado desta manifestação é presença o Ministro de Minas e Energia, Sr. Edson Lobão e do Governadores do Estado do Mato Grosso e Pará e não comparecimentos destas autoridades implicará no fechamento da Balsa da travessia do Rio Xingu, na MT 322, antiga BR 80, do trecho que liga os Municípios de Matupá e São Jorge do Xingu no Estado do Mato Grosso.

No dia 29/10 foi dado início as manifestações e o dia foi marcado por vários protestos e indignações dos povos indígenas presentes e por unanimidade foi decidido pela não construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O Coordenador Geral da COIAB, Marcos Apurinã se mostrou a favor desta decisão e da total apoio aos parentes indígenas do Xingu, pois a construção dessa hidrelétrica vai gerar um grande impacto ambiental dentro das terras e das populações que ali vivem (índios e ribeirinhos), e isso fere os direitos garantidos na Constituição Federal e 1988, na Declaração da ONU, da Convenção 169 da OIT. Nada se constrói violando e desrespeitando a cultura de um povo.

No mesmo evento esta sendo discutido a questão de mudanças climáticas e foi decidido que até o dia 04 de novembro se terá um posicionamento das lideranças indígenas do Xingu de indicar 2 representantes indígenas para COP15 a ser realizado em Conpenhagen. E eles levarão seu manifesto sobre mudanças climáticas e como base para a elaboração de seu documento estão tendo com o Relatório de Mudanças Climáticas feito pela COIAB.

Portanto respeitem os povos indígenas pois são cidadãos como todos do país e merecem ser tratados de forma digna, sem prejuízo de sua cultura, tradição e de sua terra e que sejam respeitadas pelas autoridades e que não tratem os povos indígenas com termos injuriosos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.