VOLTAR

Coca-Cola aumenta produção de garrafas pet

O Globo, Sociedade, p. 27
03 de Out de 2017

Coca-Cola aumenta produção de garrafas pet

Mesmo com as pressões sobre o uso de garrafas plásticas não-retornáveis, a Coca-Cola aumentou sua produção de garrafas PET em mais de um bilhão de unidades no ano passado, acusa a ONG Greenpeace. A companhia não divulga números, mas confirma que o uso desse tipo de embalagem representou 59% do total em 2016, contra 58% em 2015.
A escala de produção contribui para montanhas de plástico que crescem, a cada ano, em meio trilhão de unidades. Apesar dessa grande quantidade, apenas uma pequena parcela é reciclada.
Menos da metade das garrafas compradas em 2016 foram recolhidas para reciclagem e apenas 7% destas foram transformadas em garrafas novas. Grande parte das embalagens acaba poluindo os oceanos e sendo ingerida por animais marinhos.
- A Coca-Cola fala sobre sustentabilidade, mas vem crescendo de forma surpreendente sua taxa de uso de garrafas PET - protesta Louise Edge, ativista do Greenpeace na área de oceanos. - Calculamos que a companhia produz anualmente mais de 110 bilhões de garrafas descartáveis, o equivalente a 3,4 mil por segundo, mas se recusa a assumir responsabilidade por seu papel na atual crise de poluição, deteriorando nossos mares.
A empresa, por sua vez, diz que são necessários esforços em conjunto com o governo e indústrias para aumentar as taxas de reciclagem. Em julho deste ano, parceiros da Coca-Cola na Europa anunciaram que incrementariam o percentual de plástico reciclado em suas garrafas em até 50% em 2020.

O Globo, 03/10/2017, Sociedade, p. 27

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/coca-cola-aumentou-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.