VOLTAR

Cine São Luiz recebe comemorações do Dia do Índio

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.verdesmares.com.br
18 de Abr de 2016

Em comemoração ao Dia do Índio, o Cine São Luiz abre as portas para o documentário de longa-metragem "Suaçuamussará", uma produção do Sesc Ceará, com direção do cineasta Henrique Dídimo. O evento acontece nesta terça-feira (19), às 19 horas, com entrada gratuita. Este é o primeiro longa que apresenta todos os 14 povos indígenas do Estado. Na ocasião, está prevista a realização de uma dança do Toré a partir das 18h na Praça do Ferreira.

De origem tremembé, o termo Suaçuamussará significa "o tempo antigo, grande, acabou, mas tudo permanecerá", segundo o pesquisador Guaracy Rodrigues. O filme conta a história de duas lideranças do povo Tremembé, o Cacique João Venança e o Pajé Luís Caboco, que partem em busca de seus semelhantes, os indígenas do Ceará.

Histórico

"Suaçuamussará" é fruto de pesquisa feita, de 2013 a 2015, em 20 municípios cearenses, quando foram visitados todos os 14 grupos indígenas do Estado. O projeto, organizado por Paulo Leitão, coordenador estadual da Ação Comunitária do Sesc, também contempla um livro de 250 páginas, intitulado "Herança Nativa", que junto ao filme forma um material inédito de pesquisa sobre as tribos indígenas cearenses. A ideia surgiu a partir do Encontro SESC Herança Nativa, que aconteceu em agosto de 2015.

O filme faz parte da Mostra "Olhar Nativo", promovida pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), através do Cine São Luiz. A mostra, que comemora o Dia do Índio durante a semana de 19 a 23 de abril, contará com ampla programação, incluindo curtas, médias e longas metragens. Após a estreia, "Suaçuamussará" ainda será exibido no cine São Luiz, nos dias 20 e 22 de abril, com sessões às 14h. Nesses dias, a entrada será de R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/cine-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.