VOLTAR

Cientistas russos rejeitam Protocolo de Kyoto

OESP, Geral, p.A13
19 de Mai de 2004

Cientistas russos rejeitam Protocolo de Kyoto
MOSCOU - O Protocolo de Kyoto, que visa a reduzir a emissão global de gases do efeito estufa, não tem fundamentação científica e coloca em risco a economia da Rússia, disse a Academia Russa de Ciências, em uma recomendação oficial ao presidente Vladimir Putin. No relatório, obtido pela agência de notícias Reuters, o pesquisadores russos concluem que o acordo não vai combater o aquecimento global, mesmo que entre em vigor. Para isso, entretanto, seria necessária a adesão da Rússia.
A análise da academia científica foi solicitada por Putin, que pode enterrar de vez o protocolo. Alguns diplomatas aguardam um posicionamento do presidente até o fim da semana. "O Protocolo de Kyoto não tem fundamentação científica", declara o relatório, aprovado em uma reunião fechada na sexta-feira.
Um assessor do presidente classificou o tratado como um "Auschwitz internacional" que vai sufocar a recuperação da economia russa. O plano de Putin é dobrar o PIB nacional em dez anos. Ministros da área econômica e algumas grandes empresas, entretanto, apóiam o protocolo e dizem que ele não represente risco para o país.
Redução - O acordo exige que os países reduzam suas emissões em cerca de 5%, em relação aos níveis de 1990, como forma de conter o aquecimento global. Para entrar em vigor, entretanto, o protocolo precisa da adesão somada de países responsáveis por pelo menos 55% das emissões globais. Sem os Estados Unidos, maiores poluidores mundiais, que já abandonaram o acordo, resta à Rússia resgatar o tratado. (Reuters)

OESP, 19/05/2004, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.