VOLTAR

Cidades mais sustentáveis

Valor Econômico, Especial, Empresas & Clima, p. F1-F8
04 de Nov de 2016

Cidades mais sustentáveis

Bastante céticos em relação às mudanças climáticas até pouco tempo, os russos se renderam às evidências e começam a desenvolver soluções para proteger as cidades dos impactos do aquecimento global. São Petesburgo, conhecido destino turístico, assiste à elevação do mar que come suas orlas e sofre com ameaças à sua infraestrutura pelas águas subterrâneas.
Com parceiros na Finlândia, que está na mesma latitude, a segunda maior cidade russa mapeia riscos e busca formas de mitigá-los. É um dos exemplos reunidos neste suplemento que apresenta soluções desenvolvidas por empresas e governos, em diferentes áreas - do combate ao desperdício de alimentos à construção de casas em 3D -, para ajudar as cidades a se tornarem mais sustentáveis e resilientes aos desafios do clima.
Com reportagens produzidas e compartilhadas por 20 dos principais jornais de economia de diferentes países, a iniciativa, que tem a participação do Valor, é capitaneada pela Sparknews, organização dedicada a divulgar e multiplicar ações que contribuam para solucionar problemas que afetam todo o mundo.
Os negócios que se estabelecem nos novos termos da economia de baixo carbono conjugam soluções inovadoras e também conseguem responder a demandas sociais. É o caso das câmaras frigoríficas da Cold Hubs, alimentadas por energia solar, que, por um preço bastante acessível, ajudam agricultores nigerianos a conservar sua produção, ameaçada pelo calor e pela falta de condições de armazenamento.
A francesa Phénix busca reduzir o desperdício de alimentos ao atuar como canal entre grandes supermercados e entidades beneficentes com o encaminhamento de produtos que não podem ser vendidos, mas ainda têm outras utilidades.
Na área de energia existem projetos surpreendentes como a Wattway, estrada feita com painéis fotovoltaicos e uma resina especial que está em teste na França e pode produzir, em um quilômetro, energia suficiente para abastecer uma vila de 5 mil habitantes.
As pequenas ilhas do sul da Itália aproveitam sol, mar e vento. Algumas são movidas a energia das ondas, com um custo que já é competitivo em relação ao da rede elétrica tradicional.
Transporte mais limpo, combustíveis que passam longe dos fósseis, reaproveitamento de materiais e revitalização de espaços urbanos estão entre os temas das reportagens reunidas neste caderno. As diferentes iniciativas de gestão e soluções de negócio inovadoras apontam para caminhos promissores no enfrentamento dos desafios climáticos.

Valor Econômico, 04/11/2016, Especial, Empresas & Clima, p. F1-F8

http://www.valor.com.br/empresas/4764971/cidades-mais-sustentaveis

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.