VOLTAR

Ciclo de Filmes de Araraquara reúne produções com temática indígena; veja programação

G1 https://g1.globo.com/
14 de Abr de 2019

A segunda semana do Ciclo de Filmes com temática indígena começa nesta segunda-feira (15) em Araraquara (SP) com a produção "As Hiper Mulheres". Devido ao feriado, a programação gratuita segue até quinta-feira (18), das 14h às 16h. O evento aberto à comunidade termina no dia 26.

O Ciclo de Filmes é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com exibições na Sala de Eventos Temporários do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria.

Nesta segunda semana a programação segue de segunda (15) à quinta-feira (18), devido ao feriado da Sexta-Feira Santa (19). A programação segue com: "As Hiper Mulheres" (dia 15), "500 Almas" (dia 16), "Vale dos Esquecidos" (dia 17) e "Indígenas, a luta dos povos esquecidos" (dia 18).

Após a sessão de cinema, haverá visita guiada pela sala que apresenta a mostra de longa duração do acervo indígena. Os visitantes poderão observar objetos de uso pessoal, como: adornos em geral, objetos de caça e pesca e objetos do cotidiano de vários grupos indígenas do Brasil.

O Museu Voluntários da Pátria fica na Praça Pedro de Toledo, enquanto o MAPA fica à Rua Voluntários da Pátria na esquina da Avenida Portugal, ambos no Centro.

Confira a programação da semana:
Segunda-feira (15) - "As Hiper Mulheres" é uma produção da Vídeo nas Aldeias (VNA), um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, criado em 1986. O objetivo do projeto é, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de uma produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

Terça-feira (16) - "500 Almas" é um documentário etnopoético que reflete a presença e ausência de memória a partir da cultura milenar dos índios Guató, habitantes do pantanal brasileiro. Considerados extintos na década de sessenta, os Guató foram redescobertos por uma freira salesiana, reconhecidos oficialmente na década de oitenta e hoje lutam pela preservação e recuperação de sua identidade. Ao retratar os últimos falantes do idioma guató, o filme refaz a genealogia da tribo, evidenciando os principais conflitos e paradoxos da cultura desde os primeiros contatos com os viajantes europeus.

Quarta-feira (17) - "Vale dos Esquecidos": Conflito de terras no nordeste do Mato Grosso, a retomada de território do povo A'uwe Uptabi depois de 46 anos.

Quinta-feira (18) - "Indígenas, a luta dos povos esquecidos": Documentário da TV Brasil vai a várias partes do país e mostra a luta dos índios para permanecer na terra de seus antepassados. No Brasil existem 305 etnias indígenas, que integram uma população com cerca de 897 mil pessoas. Apesar de se reconhecerem como indígenas, nem todas os grupos conseguiram conquistar seu território. Os Guarani Kaiowá, por exemplo, ainda lutam pelo reconhecimento da terra sagrada, o Tekoha.

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/04/14/ciclo-de-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.