VOLTAR

Chefe de APA aponta estragos feitos pelo óleo no Rio

OESP, Vida, p. A13
03 de Mai de 2005

Chefe de APA aponta estragos feitos pelo óleo no Rio

Clarissa Thomé

O chefe da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, Breno Herrera, disse que já são visíveis os efeitos do desastre ambiental provocado pelo derramamento de 60 mil litros de óleo diesel no acidente envolvendo um trem da Ferrovia Centro Atlântica. A vegetação do mangue começou a desfolhar, apareceram peixes mortos e aves "atordoadas", enumerou Herrera. Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Universidade Federal Fluminense fazem análises para verificar o nível de contaminação de animais e da água.
"Técnicos da PUC verificaram que o óleo entrou pelos canais secundários e já está na terra", disse Herrera. A professora Ângela Wagner, do Departamento de Química da PUC e contratada para fazer as análises, não confirmou a informação: "Os técnicos não deram declaração. Fazemos o monitoramento na região contígua à APA e os primeiros resultados saem amanhã".

OESP, 03/05/2005, Vida, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.