VOLTAR

Cerca de 600 índios bloqueiam rodovia em MS contra PEC que tira autonomia da Funai

Midiamax - http://www.midiamax.com.br
Autor: Evelin Araújo
04 de Set de 2013

Cerca de 600 índios de quatro comunidades estão bloqueando a BR-060, sentido Nioaque a Sidrolândia, a cerca de 12 quilômetros da cidade na manhã desta quarta-feira (4) em Mato Grosso do Sul. Eles protestam contra a PEC 215, que tira a autonomia da Funai para a demarcação de terras.

De acordo com Sérgio Marques, da Funai de Nioaque, as comunidades Água Branca, Brejão, Cabeceira e Taboquinha estão no local para que o manifesto chegue até Brasília. "A votação é hoje e a preocupação dos índios é na morosidade do processo de demarcação de terras".

A emenda acrescenta o inciso XVIII ao art. 49; modifica o § 4o e acrescenta o § 8o ambos no art. 231, da Constituição Federal, que inclui dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas; estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei.

http://www.midiamax.com.br/noticias/869517-cerca+600+indios+bloqueiam+b…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.