VOLTAR

Cavernas perdem proteção

OESP, Vida, p. A20
12 de Nov de 2008

Cavernas perdem proteção

Um decreto publicado anteontem no Diário Oficial da União reduz o nível de proteção das cavernas do Brasil. Se antes todas eram protegidas de qualquer interferência, agora elas serão classificadas em quatro níveis de relevância - e apenas as consideradas de grau máximo, que apresentem características únicas e notáveis, serão poupadas.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, executor do decreto, admite que o texto não é ideal. "Essa não é a melhor proposta, mas a original era simplesmente revogar o decreto anterior. Esse decreto pelo menos cria mecanismos de compensação e permite uma conservação efetiva." O texto original saiu do Ministério de Minas e Energia.

Grupos de espeleologia e ambientalistas são contra e reclamam de afastamento das discussões. Segundo eles, o novo decreto permitirá a destruição da maioria das cavernas brasileiras.

OESP, 12/11/2008, Vida, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.