VOLTAR

Cavernas de Matozinhos recebem técnicos para estruturar o espeleoturismo na região

www.iepha.mg.gov.br
Autor: Roberto Cassimiro
31 de Jul de 2007

No mês de maio, numa ação cooperada com o Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tiveram início os levantamentos de dados das atividades de visitação desenvolvidas na Gruta de Poções, na Lapa do Porco Preto (Foto 01) e na Lapa de Ballet. Tais cavernas compõem o Conjunto Arqueológico e Paisagístico de Poções”, localizado no distrito de Mocambeiro, município de Matozinhos, bem tombado pelo IEPHA-MG, em 1989, conforme o Decreto no 26.193.

O objetivo principal do trabalho é caracterizar e formatar uma proposta de espeleoturismo com base em princípios pedagógicos e interpretativos, buscando contribuir para o fomento da visitação turística. Os dados serão comparados com as atividades desenvolvidas na Lapa de Cerca Grande, área tombada pelo IPHAN, em 1962, também localizada em Matozinhos.

Esses patrimônios, de relevância nacional e internacional, são ícones nas áreas de arqueologia, paleontologia e geomorfologia cárstica (veja explicação abaixo). A Lapa do Porco Preto e a Gruta do Ballet são inigualáveis. A primeira é o único sítio arqueológico na região de Lagoa Santa no qual são encontradas pinturas rupestres e picoteamentos, além de desenhos históricos. Já a segunda possui registros parietais pré-históricos que lhe conferem singular importância, com destaque para uma procissão de mulheres (Foto 02), acima de um alinhamento de homens; ambas as filas se dirigem para uma cena de parto.

A Lapa de Cerca Grande foi objeto de estudo do paleontólogo dinamarquês Peter Lund que, em 1837, publicou trabalho considerado atualmente o primeiro registro da arte rupestre sul-americana.
Em relação aos aspectos paisagísticos, destaca-se o relevo associado principalmente à dissolução das rochas carbonáticas (calcários e dolomitos). Esse relevo, denominado cárstico, é constituído por inúmeras dolinas (depressões circulares ou elípticas), campos de lapiás (sulcos e reentrâncias de escala milimétrica a métrica), paredões e maciços (Foto 03). E, interligadas ao relevo cárstico, na região de Poções, existem dezenas de cavernas, dentre elas, a Lapa do Morro Redondo, com o maior desnível, totalizando 75 metros, havendo um vão livre de 52 metros que conecta dois níveis morfologicamente distintos da caverna.

É importante lembrar que essa região está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa, unidade de conservação sob responsabilidade do IBAMA, implantada em 1990.

Os dados coletados e os materiais produzidos possibilitarão a atualização das informações referentes ao Conjunto Arqueológico e Paisagístico de Poções, o que irá enriquecer o acervo da Gerência de Documentação e Informação do IEPHA-MG. Além disso, trabalhos de pesquisas espeleológicas semelhantes a esse são importantes para a proteção e preservação desses patrimônios.

Roberto Cassimiro é Analista de Gestão, Proteção e Restauro – Geologia - GPM - IEPHA/MG

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.