VOLTAR

20ª Reunião do Comitê Gestor de Turismo de Base Comunitária no Rio Marié

Foirn - https://foirn.blog
04 de Jun de 2024

Lideranças indígenas de 15 comunidades membros das ACIBRN e instituições parceiras se reúnem para avaliar e planejar o projeto de turismo de base comunitária do rio Marié.

A Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro (ACIBRN), realizou junto a FOIRN e a empresa Untamed Angling do Brasil (UAB) a Reunião do Comitê gestor de Turismo de Base Comunitária do Rio Marié, na comunidade na Tapurucuara Mirim nos dias 19 e 20 de maio de 2024.

Assista o vídeo no Instagram da Foirn.

Este evento reuniu lideranças indígenas de 15 comunidades membros das ACIBRN e instituições parceiras para avaliar e planejar o projeto, de turismo de base comunitária através da FOIRN, ACIBRN e UNTAMED ANGLING DO BRASIL - UAB.

O encontro marcou o fim da primeira fase de um contrato de 10 anos e o início do planejamento para a temporada 2024/2025. A equipe refletiu sobre os desafios superados e as conquistas alcançadas ao longo dos anos, celebrando o progresso e delineando metas ambiciosas para o futuro.

Durante a reunião foram pautados os assuntos de interesse dos membros da Associação:
I) Prestação de contas da empresa parceira 2023/2024;
II) Prestação de contas da FOIRN para as comunidades sobre os recursos de 2023/2024;
III) Prestação de contas do coordenador da pesca e a operação.

E além dos assuntos em pautas, foram feitas as apresentações da empresa sobre os avanços e impactos e a a apresentação da ACIBRN sobre os Planos de trabalho dos parceiros e novos projetos:

-A UAB apresentou sobre os avanços e impacto social nos primeiros 10 anos;

- Apresentação da ACIBRN sobre os trabalhos em andamentos avanços e desafios;

-Plano de trabalho dos parceiros e novos projetos.

A realização do comitê gestor nas comunidades indígenas é fundamental para a prestação de contas do projeto de pesca esportiva de base comunitária, bem como para a avaliação da temporada de pesca e das atividades de vigilância e monitoramento da região. Este comitê permite uma gestão transparente e participativa, envolvendo diretamente as comunidades locais na tomada de decisões.

Através da prestação de contas, asseguramos que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e conforme os objetivos do projeto, promovendo a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Além disso, a avaliação contínua da temporada de pesca e das ações de vigilância e monitoramento possibilita ajustes necessários e o aprimoramento das práticas de manejo, garantindo a proteção dos ecossistemas e o bem-estar das comunidades envolvidas.

https://foirn.blog/2024/05/21/20a-reuniao-do-comite-gestor-de-turismo-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.