VOLTAR

Campanha 'Y Ikatu Xingu emplaca mais uma

ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
Autor: Oswaldo Braga de Souza.
24 de Ago de 2005

Projeto pretende formar multiplicadores e professores no tema da proteção aos recursos hídricos, além de elaborar uma agenda com demandas e ações para subsidiar as políticas públicas locais. Deverão ser organizados debates, oficinas, palestras, atividades de campo, mobilizações e consultas principalmente com estudantes e educadores de sete escolas de Nova Xavantina e Canarana, municípios do leste do Mato Grosso que fazem parte da Bacia do Xingu.

Foi aprovada e vai receber recursos do governo federal mais uma iniciativa articulada no âmbito da campanha 'Y Ikatu Xingu, que tem o objetivo principal de proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso. O projeto "O desafio das águas: construindo a Agenda 21 do pedaço", proposto pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), foi um dos selecionados, no dia 17 de agosto, no edital do Fundo Setorial de Recursos Hídricos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assim, a Bacia do Xingu terá finalmente uma iniciativa concreta de educação ambiental interdisciplinar.

Com duração de dois anos, o projeto pretende formar multiplicadores e professores no tema da proteção aos recursos hídricos, além de elaborar uma agenda com demandas e ações para subsidiar as políticas públicas locais. Deverão ser organizados debates, oficinas, palestras, atividades de campo, mobilizações e consultas principalmente com estudantes e educadores de sete escolas de Nova Xavantina e Canarana, municípios do leste do Mato Grosso que fazem parte da Bacia do Xingu. A partir do tema central da água, pretende-se discutir ainda lixo, esgoto, cobertura vegetal, políticas para os recursos hídricos e boas práticas socioambientais, entre outros.

"A gente não preserva o que não conhece. Não adianta dizer que é preciso preservar um rio, se não conhecemos esse rio. Pretendemos justamente trazer informações sobre isso para as pessoas", explica Patrícia Martins Nápoles, coordenadora do projeto. Pesquisadora e professora do campus da Unemat de Nova Xavantina, ela foi responsável por um levantamento sobre o ensino da educação ambiental nas escolas da região. A pesquisa revelou que o assunto praticamente não é ensinado, a não ser de forma pontual. "A educação ambiental deve perpassar todas as disciplinas. A água não pode ser uma preocupação apenas de professores de biologia e ciência. Também queremos formar cidadãos".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.