VOLTAR

Câmara aprova ponte sobre o Cocó

O Povo - http://www.opovo.com.br/
Autor: Lucinthya Gomes
24 de Abr de 2013

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto de lei complementar que inclui a ponte estaiada sobre o Rio Cocó, promessa do governador Cid Gomes (PSB), à malha viária de Fortaleza. Foram 31 votos contra seis. Além da mensagem, enviada pelo prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PSB), parlamentares aprovaram também, sob polêmica, emenda que prevê a construção de uma "via paisagística", à margem da cerca que contorna o parque.

A via paisagística, segundo a emenda, será construída no limite sul do Loteamento Jardim Fortaleza, entre a Avenida Sebastião de Abreu e o prolongamento da Rua Almeida Prado. Foi apresentada por Comissão Conjunta de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente e Legislação, Justiça e Cidadania. A aprovação da emenda, por 23 votos contra 7 e uma abstenção, gerou descontentamento entre opositores.

Mesmo admitindo que não foi pedido do prefeito, o vice-líder do Governo, vereador Didi Mangueira (PDT), pediu aprovação da matéria em nome do Governo Municipal. "A emenda melhora o projeto do Governo, demarca definitivamente o parque", defendeu Mangueira. Segundo ele, trata-se de via paisagística. "Não pode construir nela. Vai ficar bonita. Não fica dentro do parque".

Conforme o vereador Carlos Mesquita (PMDB), a emenda não tem nada a ver com o Parque do Cocó. "O Cocó é um tema muito apelativo, as pessoas apelam, mas só defendem o meio ambiente dos ricos e esquecem o dos pobres", alfinetou.

O vereador João Alfredo (Psol) contesta, argumentando que o Parque do Cocó e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) sofreram grave violação de suas áreas. "A aprovação dessa emenda dá a cidade de mão beijada para a especulação imobiliária", lamentou. Ele garantiu que cobrará um posicionamento do prefeito, "alguém que defendeu a lei quando foi procurado".

Por meio da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Fortaleza reforçou que a emenda não faz parte do projeto original encaminhado pelo prefeito. Agora, a matéria volta ao Executivo e, ainda segundo a assessoria, a Prefeitura espera parecer da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para decidir pelo veto ou manutenção da emenda.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O projeto original apresentado pelo prefeito prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Cocó, "bem como as conexões das vias necessárias a sua compatibilização com a malha viária municipal".

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/04/24/noticiasjornalpol…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.