VOLTAR

Cacique tem proposta para nova terra indígena

Dourados News-Dourados-MS
03 de Mar de 2005

Cópia de traçado da terra indígena Pacurity entregue na Funai

Uma área de aproximadamente 12 mil hectares, dos dois lados da rodovia BR 463, a partir do Clube do Laço e até às imediações do rio Dourados, na terra Pacurity, é a alternativa para a acomodação dos índios que hoje vivem em regime de confinamento nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que formam uma área de cerca de 3.300 hectares da Reserva Indígena.

A proposta nesse sentido já foi apresentada pelo cacique Bonifácio Martins "Iraí", que hoje lidera um grupo de 20 famílias que residem às margens da rodovia, no sentido Dourados/Ponta Porã. A diretora de assuntos fundiários da Funai, Ruth Henrique da Silva, possui cópia de um documento que mostra inclusive como ficaria a nova terra indígena. Em 2003, Bonifácio entregou pessoalmente ao presidente da Funai, Mércio Gomes, um documento pedindo ajuda em termos de reforço alimentar como forma de conter os índices de desnutrição que atinge as crianças indígenas, mas o órgão não tomou nenhuma providência.

Ontem, o cacique mostrou ao Dourados News as marcas da ocupação indígena na área que remontam ao século passado. "Meu avô e meu tio estão enterrados aqui", disse ele, sinalizando no interior da mata o local onde foi sepultado o tio Eustáquio "Iraí", que morreu com 98 anos e nasceu na área, segundo o ele.

Bonifácio também reclama da omissão da Funai. Diz que os moradores da área não conseguem regularizar a documentação junto ao órgão para se cadastrar nos programas sociais do Governo. Apenas seis pessoas estão aptas a receber a cesta básica de alimentos que é repartida entre quase 100 pessoas, de acordo com o depoimento dele aos jornalistas Clóvis de Oliveira e Eduardo Palomita

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.