VOLTAR

Cacique Raoni pede ajuda de Hollande

OESP, Economia, p. B12
03 de Dez de 2015

Cacique Raoni pede ajuda de Hollande

BRASÍLIA

A medida provisória foi alvo de denúncia pelo cacique Raoni, em Paris, na Cúpula do Clima (COP21). Em encontro realizado ontem com o presidente francês, François Hollande, a principal liderança indígena do País relatou sua preocupação com a proposta. "Esse documento foi uma surpresa para mim. Eu entreguei para ele, tratei sobre isso. Já tinha a PEC 215 e, de repente, eu fico sabendo disso. Isso vai causar muito problema para os indígenas", afirmou Raoni à Rádio Estadão.
Raoni pediu a Hollande que trate sobre o assunto com a presidente Dilma Rousseff. "Essa medida pode causar muitos danos, não só para a comunidade indígena, mas também para a biodiversidade. Eu pedi para ele conversar sobre essa questão com a presidente Dilma." Para Márcio Santilli, sócio fundador do Instituto Socioambiental e ex-presidente da Funai, a proposta é inconstitucional. "A imposição desse esbulho ético por medida provisória seria o reconhecimento cabal da sua própria ilegitimidade." Com a MP, o governo quer regulamentar o artigo 231 da Constituição Federal, uma proposta antiga do governo federal e defendida há muito tempo pelo setor elétrico, por ruralistas e pela indústria da mineração. / p.c. e A.B.

OESP, 03/12/2015, Economia, p. B12

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,raoni-denuncia-mp-do-roya…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.