VOLTAR

Cabral assina decreto que regulamenta o uso público das unidades de conservação do estado

O Globo - http://oglobo.globo.com
Autor: Taís Mendes
27 de Mai de 2010

O governador Sergio Cabral assinou, na manhã desta quinta-feira, no Parque Lage, o decreto que regulamenta o uso público das unidades de conservação do estado. A cerimônia fez parte da agenda pelo Dia da Mata Atlântica, comemorado nesta quinta.

O decreto trata do ordenamento de uso das áreas dos parques estaduais. Ele traz recomendações e determinações, como não atear fogo ou fazer fogueiras nas áreas dos parques; não retirar exemplares da flora nativa ou danificá-los; não depositar lixo fora dos recipientes apropriados; e não caçar, pescar, capturar animais silvestres ou montar artefatos de caça, entre outras medidas. Ainda institui a possibilidade de cobrança de ingresso, com a renda sendo revertida para a conservação do respectivo parque.

A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente do Instituto estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino, e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, participaram da cerimônia, que também certificou oito novas reservas particulares do patrimônio natural (RPPN).

De acordo com a secretaria de estado do Ambiente, a área total das RPPNs mais que dobrou, de 1.940,6 hectares, no final do ano passado, para 4.571,85, entre certificadas e as que estão em processo de reconhecimento e certificação.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/05/27/cabral-assina-decreto-que-re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.