VOLTAR

Brigadistas de unidades de conservação do Jalapão recebem treinamento

Surgiu - http://surgiu.com.br/
Autor: Por: Cleide Veloso/Governo do Tocantins
25 de Jul de 2019

Brigadistas de unidades de conservação do Jalapão recebem treinamento

Mais uma equipe de brigadistas contratados para atuar em unidades de conservação do Tocantins encerra a capacitação no curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nesta quinta-feira, 25, com orientações da equipe de Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação (UC) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Nessa etapa, 13 brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão) e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) receberam o curso que se divide em cinco etapas, com os conhecimentos teóricos e práticos voltados para educação ambiental; Manejo Integrado do Fogo (MIF); procedimentos de primeiros socorros; técnicas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais; e finaliza com a análise e organização dos equipamentos de combate e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

"Em 2019, o Instituto elaborou um plano para enfrentamento do período de estiagem, que permitiu o investimento em equipamentos de combate a incêndio e EPI; contratação de brigadistas para operar nas unidades de conservação; e a publicação em tempo hábil da portaria que determina o período de suspensão de queima controlada no Tocantins, para contribuir com o esforço conjunto dos órgãos estaduais e municipais empenhados na redução dos focos de incêndios no Estado", relatou em um breve balanço, Marcelo Falcão, presidente do Naturatins.

Após a seleção dos brigadistas, o Naturatins iniciou o treinamento das equipes para reciclagem teórica e nivelamento da formação profissional prática dos candidatos, para adaptação e experiência com o bioma da respectiva UC.

Avaliação

De acordo com o Ten. Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, esse treinamento contribui com o planejamento das equipes brigadistas e seu respectivo desempenho com operações adequadas ao bioma local, bem como na decisão das providências necessárias em situação de acidente.

Para a supervisora do Parque do Jalapão, Jailma Soares, após o processo de educação ambiental, com destaque para a percepção ambiental e a capacitação no MIF; o treinamento no curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais oferece informações essenciais à experiência dos brigadistas na proteção ambiental da UC; bem como para redução de focos de incêndio com menor risco de acidentes e impactos ambientais, além da integração com a cultura local.

Segundo a supervisora APA do Jalapão, Rejane Nunes, o MIF no Jalapão vem contribuindo para a redução dos incêndios e dos conflitos. O fogo deixou de ser tratado como um vilão e atualmente oportuniza a participação de comunitários na gestão do território; tem garantido a segurança alimentar e a melhoria do modo de vida jalapoeiro. O MIF se tornou um dos itens de planejamento anual das UC's.

O brigadista do Parque do Jalapão, Juniel Oliveira contou que aprendeu no curso técnicas diferentes das que conhecia para o combate ao incêndio, a importância do trabalho em equipe, a forma correta de usar o contra-fogo e de oferecer primeiros socorros. Joniel disse ainda não ter sido o único que gostou do curso, pois percebeu nos colegas a satisfação de participar das aulas práticas.

Brigada de Incêndio

Conforme define a NBR 14276:2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a brigada de incêndio trata-se de um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio; abandono de área e primeiros socorros; dentro de uma área preestabelecida na planta.

Ainda segundo essa norma, o exercício simulado é o exercício prático realizado periodicamente para manter a equipe de emergência (brigada, bombeiro profissional civil ou privado, grupo de apoio etc.) e os ocupantes das edificações em condições de enfrentar uma situação real de emergência.

Entre outras recomendações, a NBR 14276:2006 e a Portaria no 001/2019 do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, estabelece critérios básicos para seleção de candidatos a brigadista, como; permanecer na edificação durante seu turno de trabalho; possuir boa condição física e boa saúde; possuir bom conhecimento das instalações; ter mais de 18 anos; e ser alfabetizado.

http://surgiu.com.br/2019/07/25/brigadistas-de-unidades-de-conservacao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.