VOLTAR

Braga discute gasoduto com Lula

Amazonas em Tempo-Manaus-AM
17 de Jun de 2004

O governador Eduardo Braga (foto) se reúne, nesta quinta-feira (17), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para tratar sobre o andamento do projeto de implantação do gasoduto Coari-Manaus, a prorrogação da Lei de Informática e o cenário político. Ontem, ele esteve em São Paulo onde cumpriu uma extensa agenda de encontros com empresários. Em pauta, as razões para o bom desempenho do setor industrial amazonense.

Durante a reunião com potenciais investidores na capital paulista, o governador destacou a performance do Pólo Industrial de Manaus (PIM) em 2004, que registra crescimento superior à média nacional. Em abril, a produção industrial do Estado evoluiu 13,8%, o maior índice do País, segundo o IBGE. Em geração de empregos, o PIM alcançou marca histórica, com cerca de 71 mil postos de trabalho - número só inferior ao do ano de 1990, quando chegou a 76 mil. Somente neste ano, foram gerados cerca de 11 mil novos empregos na indústria.

Segundo Eduardo Braga o incremento na produção do PIM e da geração de empregos é resultado da retomada da confiança na Zona Franca de Manaus (ZFM) a partir da prorrogação do modelo por mais dez anos. "Também contribuiu para este desempenho a reformulação que fizemos na nossa política de incentivos fiscais", destacou o governador.

Durante encontro com o presidente Lula, Eduardo Braga também destacará os números positivos da economia amazonense e reforçará as expectativas quanto ao gasoduto Coari-Manaus. "A implantação de uma nova matriz energética abre novas perspectivas de desenvolvimento, não só da atividade produtiva, mas, sobretudo, da população da região", frisou.

O governador apresentará ao presidente o trabalho que está sendo feito, pela Secretaria de Estado do Trabalho e Cidadania (Setraci) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), junto aos municípios do entorno do gasoduto. O Pronto Atendimento Itinerante (PAI), projeto da Setraci, está percorrendo estas cidades oferecendo serviços como expedição de documentos, atendimento médico e atividades culturais. Simultaneamente, a SDS faz um levantamento das necessidades destas comunidades, que serão incluídas no Programa de Compensações Ambientais e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades da Área de Influência do Gasoduto Coari-Manaus.

Na pauta da reunião com o presidente Lula também está a prorrogação, por mais dez anos, da Lei de Informática, que está tramitando no Senado Federal. Eduardo Braga reforçará a posição do governo e da bancada amazonense para que o Senado mantenha o acordo de convergências tecnológicas que foi criado em torno da Lei, já aprovada na Câmara dos Deputados. O acordo garante a manutenção de um mercado estratégico, o pólo de televisores, uma das âncoras de produção e de geração de empregos do PIM. Preserva, ainda, setores emergentes, como a produção de discos rígidos e ópticos, segmentos que têm se revelado como importante mecanismo de incremento das exportações.

Fortalecido junto ao governo federal como liderança política na região Norte, Eduardo Braga também discutirá com Lula o cenário político atual, em razão da proximidade das eleições municipais. A idéia é fazer um diagnóstico do quadro eleitoral apresentado até o momento. O governador mantém a posição que tem adotado quando o assunto é sucessão municipal, que é o de aguardar para que se estabeleçam as candidaturas e suas respectivas propostas de governo. "Se eu estiver entusiasmado com algum projeto apresentado por algum candidato, que eu entenda que seja o melhor para Manaus, eu posso me manifestar como político, como cidadão, como alguém que tem influência na cidade de Manaus e que tem um peso de trabalho no Amazonas e na região", enfatizou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.