VOLTAR

Bombeiros farão aceiro na Serra das Araras

Gazeta Digital - www.gazetadigital.com.br
Autor: Raquel Ferreira
26 de Ago de 2008

Uma equipe formada por 12 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) está se preparando para se deslocar até a Estação Ecológica Serra das Araras, localizada a155 km de Cuiabá onde será feito aceiro para prevenção de incêndios florestais. A equipe vai para a área na próxima segunda-feira (1).

O aceiro é uma das medidas preventivas contra o fogo e consiste em fazer faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo.

Para o major BM Paulo André da Silva Barroso, coordenador do Combate Direto ao Fogo do Grupo Especial de Prevenção e Combate à Incêndios o produtor deve esquecer as técnicas antigas que utilizam o fogo para controlar pragas na pastagem, limpar áreas para plantio ou renovar o pasto. "O melhor é procurar soluções alternativas para conservar o meio ambiente", comentou.

O major informa que é dever dos produtores rurais proteger a sua área construindo linhas de defesa contra o fogo, além, de possuir pessoal capacitado para fazer a vigilância do local e combater o princípio de incêndio, caso haja necessidade. "Se o fogo for combatido no início evitará a sua propagação e conseqüentemente grandes desastres ambientais", completou.

A Unidade de Conservação (UC) que foi criada para preservar o ecossistema do local e proporcionar pesquisas e educação conservacionista, possui fauna bastante numerosa, sendo representada pelo porco-do-mato, onça-pintada, cotia, tatu, capivara e cachorro-do-mato. A Estação Ecológica também é um berço para aves como as araras azuis, pardais, siriemas e a raríssima rolinha-do-planalto-central, entre outras

O grupo passará 15 dias no local para concluir o trabalho preventivo com sucesso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.