VOLTAR

Bolsonaro divulgou informações falsas sobre meio ambiente no discurso em Davos

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/
Autor: Lu Sudré
22 de Jan de 2019

Bolsonaro divulgou informações falsas sobre meio ambiente no discurso em Davos
22 de Janeiro de 2019 às 16:13

Lu Sudré

Presidente disse que Brasil é quem mais preserva meio ambiente, mas índice internacional situa o país na 69ª posição

Além de breve, o discurso de Jair Bolsonaro (PSL) no Fórum Econômico Mundial de Davos, nesta terça-feira (22), foi baseado em informações incorretas. "Somos o país que mais preserva o meio ambiente. Nenhum outro país do mundo tem tantas florestas como nós", disse o presidente. No entanto, dados do Índice de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index - EPI), ranking bienal feito pelas Universidades de Columbia e Yale, que conta com apoio do próprio Fórum Econômico Mundial, mostrou que, entre 180 países, o Brasil ocupa a 69ª posição.

O relatório analisa a performance dos países com base em 24 indicadores de categorias sobre ações de proteção da saúde do meio ambiente e da vitalidade do ecossistema. Na verdade, a Suíça, país que sedia o encontro, é quem ocupa o primeiro lugar.

Ainda, em contradição com o que Bolsonaro afirmou, em 2016 o Brasil ocupava a 46ª posição no mesmo ranking. Ou seja, em dois anos, houve piora na proteção do meio ambiente no país.

"[O discurso de Bolsonaro] Não corresponde à realidade. O Brasil está longe de ser o país que mais preserva suas florestas. E a conjuntura que a gente vive, nos últimos três anos pelo menos, está muito longe disso", analisa Marcela Vecchione, professora e pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA). "O agronegócio tem um papel muito importante nos setores em que ele [Bolsonaro] busca apoio, para a própria governabilidade, digamos assim, dentro do Parlamento", alerta a especialista, que prevê agravamento dos índices de desmatamento na gestão do presidente de extrema direita.

Bolsonaro ainda declarou que "nenhum outro país do mundo tem tantas florestas como nós". Porém, segundo dados do Banco Mundial, o país com a maior área florestal do mundo é a Rússia. O Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo, segundo relatório do Ministério de Meio Ambiente para a Convenção de Diversidade Biológica da ONU. No entanto, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, de 1990 até 2015 o Brasil foi o país com maior taxa de desmatamento do mundo.

Contradições

Apesar de um discurso ao mundo que tentou destacar o meio ambiente, as primeiras iniciativas e propostas de Jair Bolsonaro em relação ao meio ambiente têm sido muito contrárias à ideia de preservação. O novo governo anunciou rever a Terra Indígena Raposa Serra do Sol; colocou na presidência da FUNAI um general que trabalhou recentemente para uma mineradora em conflito com indígenas; transferiu a identificação, delimitação e demarcação de terras indígenas e quilombolas para o Ministério de Agricultura; e colocou à frente do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, réu acusado de descumprir leis ambientais e manipular mapas de manejo ambiental do rio Tietê, em São Paulo.

:: Em menos de dez minutos, Bolsonaro faz discurso generalista em Davos, na Suíça ::

Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado latino-americano a discursar na abertura do Fórum, que reúne cerca de 250 autoridades do G20, que reúne as vinte principais economias do mundo.

O discurso do presidente brasileiro durou menos de dez minutos. Com poucas cifras e dados, a fala do político do PSL foi caracterizada por uma defesa contundente de abertura comercial e submissão aos interesses internacionais.

Edição: Mauro Ramos

https://www.brasildefato.com.br/2019/01/22/bolsonaro-divulgou-informaco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.