VOLTAR

Bispo brasileiro recebe 'Nobel Alternativo' por defesa de índios e Amazônia

Agência EFE - http://www.efe.com/principal.asp?opcion=0&idioma=PORTUGUES
30 de Set de 2010

Copenhague, 30 set (EFE).- A fundação Right Livelihood Award homenageou nesta quinta com o chamado 'Prêmio Nobel Alternativo' 2010 os esforços do bispo brasileiro Erwin Kräutler em prol das tribos indígenas e da preservação da Amazônia.

Kräutler recebeu em Estocolmo o prêmio por "uma vida de trabalho pelos direitos ambientais e humanos dos povos indígenas" e seus "esforços por salvar a Amazônia da destruição".

Brasileiro de origem austríaca, Kräutler, de 71 anos, se destacou pela defesa dos direitos indígenas na região paraense do Xingu, de cuja diocese é bispo desde 1980.

Seu trabalho possibilitou a inclusão dos direitos indígenas na Constituição brasileira de 1988, uma linha que seguiu promovendo no Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Com o Cimi, Kräutler impulsionou projetos de construção de casas, escolas e centros para crianças, mães e mulheres gestantes.

Também foi ferrenho opositor da construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, em razão dos irreparáveis danos ambientais que causaria na região, enfrentando assim o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O júri do Nobel Alternativo reconheceu também os esforços do nigeriano Nnimo Bassey em defesa do meio ambiente, contra as petrolíferas de seu país.

Bassey, de 52 anos, é homenageado por "revelar os horrores ambientais e humanos da produção de petróleo e por seu trabalho inspirador para fortalecer o movimento ecologista na Nigéria e de forma global", segundo a decisão do júri.

Seu trabalho na ONG Amigos da Terra o transformaram em um dos principais ativistas em prol do meio ambiente e dos direitos humanos frente às corporações multinacionais.

Cofundador em 1993 da Ação para os Direitos Ambientais (ERA, na sigla em inglês), o braço nigeriano da Amigos da Terra , Bassey ascendeu em 2008 à Presidência desta última.

O petróleo e os enormes danos ambientais causados às comunidades nigerianas e de outros países da região foram a principal preocupação de seu ativismo e do ERA, que impulsionou processos e reivindicações contra as grandes petrolíferas.

Outro vencedor do prêmio foi o nepalês Shrikrishna Upadhyay e sua organização Sappros, fundada por ele em 1991, por combater a pobreza.

Upadhyay e sua ONG demonstraram "o poder da mobilização comunitária para assinalar as múltiplas causas da pobreza, inclusive sob a ameaça da violência política e a instabilidade", tal como indicou a organização.

Graças ao ativismo de ambos, mais de 1 milhão de pessoas na zona rural do Nepal melhoraram suas condições de vida por meio de instrumentos como microcréditos e abastecimento de água potável a baixo custo.

O Nobel Alternativo premiou ainda a organização israelense Médicos pelos Direitos Humanos (PHRI, na sigla em inglês), reconhecendo "seu espírito indomável trabalhando pelo direito à saúde do povo de Israel e da Palestina".

Fundada em 1988, após o início da Primeira Intifada palestina, pelo médico Ruchama Marton e um grupo de médicos israelenses e palestinos, a PHRI se destacou por sua atividade humanitária nos territórios ocupados, com atendimento móvel de saúde e tratamento em clínicas e hospitais.

Os quatro agraciados pelo Nobel Alternativo dividirão 200 mil euros em prêmios (US$ 272 mil). A cerimônia de entrega das homenagens será realizada no dia 6 de dezembro no Parlamento sueco.

O Right Livelihood Award (Prêmio Modo de Vida Correto) foi adotado em 1980 pelo escritor e ex-eurodeputado sueco-alemão Jakob von Uexküll. A homenagem distingue o trabalho social de pessoas e instituições e é considerada a ante-sala do Nobel da Paz.

Vários ganhadores do prêmio 'alternativo' acabaram recebendo depois o outro prêmio, como a queniana Wangari Maathai, que recebeu o Right Livelihood Award em 1984 e o Nobel da Paz em 2004.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hgQb0FKwBjju6zGFTOcp…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.