VOLTAR

Bird planeja ampliar investimentos em programas da Bahia

GM, Rede Gazeta do Brasil, p. B11
24 de Nov de 2003

Bird planeja ampliar investimentos em programas da Bahia

O Banco Mundial (Bird) está financiando R$ 50 milhões do total de R$ 80 milhões aplicados no Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos (PGRH), desenvolvido pelo governo baiano. O gerente da área de recursos hídricos do Bird, Musa Asad, anunciou que a instituição planeja ampliar os investimentos no estado numa segunda fase do programa, a partir de 2005. "Trata-se de um dos melhores projetos de gerenciamento de recursos hídricos financiados pelo Banco Mundial e que serve de referência não apenas para a Bahia e Brasil, mas para toda a América Latina", disse o executivo ao governador Paulo Souto, durante a implantação do Comitê da Bacia do Paraguaçu, que faz parte das ações do PGRH. A bacia atende a 60% das operações da Embasa, sendo o rio responsável por 50% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador.

Além das missões de avaliação à Bahia, o Bird acompanha, do escritório de Washington (EUA), toda a aplicação dos recursos PGRH. Segundo Asad ele, a partir do sucesso do andamento do programa, a instituição já planeja elaborar no ano que vem os projetos do chamado PGRH 2, com execução em 2005. Paralelamente, até o final do ano que vem serão concluídas todas as obras e ações previstas pela fase atual do programa.

Através do PGRH, o governo realiza obras, como poços, barragens e infra-estrutura para irrigação. "É realmente um projeto muito completo e o Banco Mundial tem sido muito mais que um mero financiador, mas um verdadeiro parceiro também na discussão e implantação dos projetos", ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Khoury, que também participou da audiência no Palácio de Ondina.

A maior parte dos recursos do programa foi aplicada nas obras da Bacia do Itapicuru, que resultaram na ampliação da oferta de água para abastecimento humano, além de incentivar projetos de geração de renda, a partir da irrigação e piscicultura. Outra ação do programa foi a construção da Barragem de Ponto Novo, que está permitindo a irrigação de 2.600 hectares. No total, estão sendo beneficiadas cerca de 100 mil pessoas. Atualmente, estão em execução, as obras das barragens de Pindobaçu, no Rio Itapicuru, e de Bandeira de Melo, no Rio Paraguaçu. "Ainda este ano estaremos licitando a Barragem de Barroca de Faleiro, também no Paraguaçu", frisou Khoury, lembrando que as obras, a serem executadas pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) vão regularizar toda a Bacia do Itapicuru até o município de Queimadas. O rio enfrentava problemas de escassez de água.

GM, 24/11/2003, Rede Gazeta do Brasil, p. B11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.