VOLTAR

Belo Monte: floresta e Academia se unem para salvar a Volta Grande do Xingu

Sumaúma - https://sumauma.com/belo-monte-floresta-e-academia-se-unem-para-salvar-a-volta-grande-do-x
27 de Out de 2023

Belo Monte: floresta e Academia se unem para salvar a Volta Grande do Xingu
Uma aliança entre pesquisadores ribeirinhos e indígenas e cientistas de universidades busca produzir dados confiáveis para contrapor informações apresentadas pela Norte Energia sobre os impactos da hidrelétrica

Helena Palmquist (texto), Soll Sousa (fotos), Volta Grande do Xingu, Pará, Amazônia brasileira
27 outubro 2023

Rosilene Sousa dos Santos, ribeirinha da comunidade amazônica Goianinho, no norte do Brasil, coleta mensalmente amostras da água na Volta Grande do Xingu no trecho do rio que teve a maior parte de seu fluxo sequestrado para fazer girar as turbinas da hidrelétrica de Belo Monte. Faz isso para checar sua qualidade. Rosilene é integrante de um projeto que avalia de maneira independente os impactos da usina, o Monitoramento Ambiental Territorial Independente da Volta Grande do Xingu (Mati-VGX), composto por indígenas e outros ribeirinhos. Entre o fim de agosto e o início de setembro, Rosi - como é chamada pelos colegas - esteve na aldeia Mïratu, na Terra Indígena Paquiçamba, no estado do Pará, onde descobriu que sua atividade tem um nome técnico: limnologia, o estudo das águas doces. A descoberta foi possível graças ao encontro, nesta que é a TI do povo Yudjá/Juruna, entre cientistas de importantes institutos de pesquisa brasileiros e os grandes especialistas nos ecossistemas da região, que são os indígenas e ribeirinhos da floresta Amazônica. Numa aliança rara, cerca de 40 pessoas passaram oito dias em uma intensa troca de conhecimentos.

Ali na terra indígena se fundiram saberes vindos de origens diversas. De um lado, a produção científica de algumas das mais importantes universidades do país; de outro, o profundo entendimento da terra, das águas, das pedras e dos ciclos da vida, transmitido de geração em geração. O encontro na aldeia Mïratu marcou a primeira etapa de campo do projeto "Partilha da água e resiliência de um sistema socio-ecológico único na Volta Grande do Xingu", acompanhado com exclusividade pela reportagem de SUMAÚMA. Enquanto percorriam o rio, os pesquisadores locais do Mati-VGX e os professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade de São Paulo (USP) identificavam novos problemas nessa correnteza que se impôs depois da hidrelétrica. Esta vai ser a última geração de crianças do Xingu a pegar tracajá (espécie de quelônio encontrada na Amazônia, cuja captura é atividade cotidiana e típica dos moradores da região, que as crianças aprendem desde cedo)? A última geração a conhecer as florestas de igapó? A última geração a pescar no rio?

Pesquisadores se uniram a ribeirinhos e indígenas em expedição que percorreu a Terra Indígena Paquiçamba, do povo Yudjá/Juruna, no Médio Xingu, entre agosto e setembro deste ano

O projeto que o grupo está iniciando terá duração de três anos, e é financiado pela iniciativa Amazônia +10, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Conta ainda com articulação do Instituto Socioambiental (ISA), uma das principais organizações ambientais do Brasil. Com esse financiamento, a colaboração entre acadêmicos e pesquisadores indígenas e ribeirinhos, que já dura mais de uma década, se torna um projeto oficial de pesquisa.

Os professores e estudantes das universidades se dividiram em equipes com tarefas específicas, como coletas de espécimes e dados de acordo com os eixos do projeto de pesquisa: disponibilidade hídrica e qualidade de águas; heterogeneidade ambiental, processos ecológicos e resiliência dos ecossistemas; e geodiversidade, observação de aves, pesca e plano de visitação e turismo de base comunitária. Ao final de cada dia de trabalho, ribeirinhos, indígenas e acadêmicos se reuniam em volta de uma mesa para discutir o que tinham encontrado. Em conjunto, examinaram quelônios, peixes, samambaias e troncos de árvores. Cercada por acadêmicos e povos da floresta, Rosi madrugou para montar redes em áreas de igapó para capturar passarinhos que seriam examinados e pesados pelos especialistas em avifauna. A sintonia com a natureza era tamanha que um pássaro "grudou" em Rosi e não queria mais ir embora. O encontro lhe rendeu, na expedição, o apelido de "encantadora de passarinhos".

Os biólogos Fábio Quinteiro e Anne Costa, da UFPA de Bragança, trouxeram vários insetos aquáticos em uma bandeja com água. Os acadêmicos diziam os nomes científicos deles, enquanto os ribeirinhos informavam a importância de cada um como fonte de alimento. "Quando levantamos uma pedra, os peixes vêm aos montes se alimentar", disseram. Fábio explicou que por isso os insetos são conhecidos como bioindicadores, organismos tão conectados ao ambiente em que vivem - os habitats - que qualquer modificação pode interferir em seus ciclos de vida e alimentação.

Josiel Juruna (à esq.), coordenador do Mati, observa inseto aquático. O biólogo Fábio Quintero (à dir.) destaca a importância do projeto: 'Olhar para os insetos é uma outra forma de ver o rio'

A baixa vazão provocada por Belo Monte tem aumentado sensivelmente a temperatura da água, o que inviabiliza a fauna dos invertebrados aquáticos. "Olhar para os insetos é uma outra forma de ver o rio. Ninguém quer saber de insetos, mas eles são importantes dentro desse ecossistema. A ideia é que a gente perceba que tudo está interligado", explicou Fábio.

Guerra de informações: o que acontece, de fato, no rio?
A cooperação entre o monitoramento independente dos ribeirinhos e indígenas e dos acadêmicos, iniciada há cerca de uma década, já resultou em mudanças importantes no licenciamento de Belo Monte. A partir dos dados levantados por pesquisadores locais, confrontados com os relatórios elaborados pela Norte Energia (a concessionária da usina), os acadêmicos produziram diversos pareceres técnicos apontando falhas e inconsistências no monitoramento dos impactos feito pela empresa. O Ministério Público Federal em Altamira, com base nessas análises, passou então a cobrar o órgão licenciador.

Foi graças a esse trabalho conjunto que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exigiu estudos complementares que deixassem claro quais florestas estavam sendo alagadas e quais não estavam mais por causa do sequestro das águas do Xingu. Foi apenas em 2019, quatro anos após o desvio definitivo das águas da Volta Grande, que o Ibama exigiu estudos sobre os impactos da vazão reduzida sobre as florestas de várzea, que nos rios de águas claras, como o Xingu, são chamadas de igapós. Esses estudos foram finalmente concluídos em 2022 e representaram uma reviravolta no licenciamento, mostrando que grande parte das florestas alagáveis estava ficando seca. A área total de floresta que deixa de ser inundada por causa do desvio das águas varia, dependendo de qual regime hidrológico é aplicado na Volta Grande: com 8 mil metros cúbicos, são perdidos 70% das florestas aluviais; com 4 mil metros cúbicos, 80% das matas ficam sem água.

Pesquisadora observa a paisagem seca e transformada do Xingu. A ausência de estudos sobre matas alagáveis incomoda cientistas, que querem monitorar esse fenômeno
A pesquisadora Camila Ribas, do Inpa, uma das coordenadoras dos novos estudos iniciados agora na Volta Grande, é responsável por uma nota técnica datada de 2020 que recomenda justamente a correção dessa falha grave no licenciamento de hidrelétricas nos grandes rios amazônicos: a ausência de estudos sobre as matas alagáveis. "As florestas de várzea inundam anualmente. As cheias deixam para trás sedimentos, criando solos ricos em nutrientes e adequados à agricultura. Essas florestas são o lar de diversas espécies encontradas apenas na Amazônia. Para que esses ecossistemas prosperem, a inundação sazonal é crítica", diz a nota.

"O distúrbio da vazão do rio Xingu que está afetando essa região não está sendo estudado adequadamente até hoje. E é muito importante monitorar. Quem está fazendo o único monitoramento que traz bons resultados é o Mati", afirma Camila. A barragem em fio d'água, explicou a pesquisadora, "é um novo tipo de barragem na Amazônia [são exemplos Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira e Belo Monte] que, em vez de fazer um grande lago e afetar uma área de terra firme, desvia as águas". Como consequência, continua Camila, a barragem não alaga apenas uma grande área de terra firme, "mas afeta toda a extensão das áreas alagáveis". É uma situação hidrológica única. "Só que ninguém estava dando a devida atenção a isso nos estudos de impacto."

Com o projeto "Partilha da água", os pesquisadores pretendem levantar dados críticos para contestar as informações produzidas a partir do monitoramento da Norte Energia, que são levados em consideração pelo Ibama. Trata-se, portanto, de uma batalha de informações e de metodologias de monitoramento.

As cientistas Camila Ribas (à esq.) e Camila Duarte coletam amostras de sangue dos pássaros da região para estudos posteriores
"Se você vai na várzea e conta apenas o número de espécies, vão aparecer dez espécies no trecho de vazão reduzida, o mesmo número que havia antes do impacto. O número pode não mudar, mas a composição dessas espécies muda e isso não é observado", pontua a professora do Inpa. Em um ambiente único como a Volta Grande do Xingu, diz ela, "temos espécies que chamamos de especialistas, que evoluíram por milhões de anos e dependem dos ciclos de cheia e seca". Quando essas espécies perdem o ambiente, elas desaparecem e são substituídas por outras, oportunistas, que vieram de outros lugares. "Isso também causa uma homogeneização da biota (conjunto de seres vivos de um determinado local), ou seja, uma perda importante de biodiversidade. As biotas vão ficando todas iguais e você perde a diversidade geral. Essa análise simplista de contagem de espécies é muito fácil de fazer por quem não quer ver os impactos", analisa Camila.

O papel do Mati no monitoramento é crucial porque as pessoas que vivem na região percebem as mudanças ambientais e são capazes de monitorar diariamente o que veem acontecer: são habilitadas a produzir dados sobre as interações entre as espécies, sobre as mudanças nos organismos, sobre a qualidade dos espécimes. Segundo Camila, os relatórios da Norte Energia frequentemente concluem que não houve mudanças nos ambientes com o desvio das águas. "É um atestado de incompetência para um trabalho que pretende monitorar impactos quando ele só é capaz de concluir que não há impactos", resume a pesquisadora.

Vazão reduzida na Volta Grande do Xingu, imposta por Belo Monte, afeta a vida dos peixes e seca os pés de golosa (à dir.), fruta que servia de alimento para os animais

A Norte Energia, em resposta enviada por e-mail a SUMAÚMA, confirmou o que disse a pesquisadora. A concessionária da usina afirma que "os impactos observados até o momento, na Volta Grande do Xingu, nos dez indicativos (velocidade da água, transporte de sedimentos, floresta aluvial inundada, peixes, pesca, rendimento de pesca, condição de vida dos pescadores, navegabilidade, mustelídeos e quelônios) são, em sua totalidade, de menor magnitude do que os previstos no EIA [Estudo de Impactos Ambientais]". A empresa também diz que os dados que usa são de "cientistas renomados de universidades públicas do Brasil, integrantes do rol de monitoramentos executados pela Norte Energia". No entanto, na resposta enviada à reportagem não informa quem seriam esses cientistas.

Pescadores de zebrinhas em ação
O projeto "Partilha da água", iniciado neste segundo semestre de 2023, abre a possibilidade de monitoramento dos impactos sobre os peixes ornamentais. Os Yudjá são mergulhadores natos, que aprendem desde crianças a ficar submersos nos pedrais e cachoeiras em busca dos peixinhos famosos por habitar a Volta Grande, lar de nove espécies endêmicas (aquelas que só existem naquele local), entre as quais o cobiçado acari-zebra. Chamado carinhosamente de zebrinha pelos moradores da região, o peixe chega a ser vendido a 2 mil reais por espécime no mercado internacional e era uma importante fonte de renda para as comunidades locais - que recebiam uma fração minúscula do valor de mercado, algo em torno de 60 reais por unidade.

Desde 2004 a captura do acari-zebra está proibida no Brasil e sua venda é considerada tráfico de animais silvestres. Mas o contrabando tem essa característica: quanto mais ameaçada a espécie, mais valiosa ela fica. E Belo Monte ameaça diretamente os habitats dos zebrinhas. Eles dependem do alagamento dos chamados sarobais - a vegetação alagável nas regiões de cachoeiras e corredeiras. São peixes conhecidos como tímidos, porque ficam escondidos nos pedrais e precisam de águas velozes e com muito oxigênio. Por causa do desvio da vazão, os sarobais estão perdendo suas características.

Os Yudjá percebem o sumiço dos peixinhos. Por conta própria, ao verificarem que a população estava caindo rapidamente, criaram uma área de proteção para o zebrinha e observam periodicamente a reprodução da espécie. Jailson Juruna, morador da aldeia Pupekuri e um dos maiores conhecedores dos ornamentais, vai coordenar os trabalhos de monitoramento dessas espécies.

Jailson Juruna usa a tarrafa para pescar peixes, nas corredeiras do Xingu, que serão monitorados e analisados pelo projeto
Jailson mergulha nas cachoeiras desde os 8 anos. "Seis horas da manhã eu acordava e já ficava doido para ir pro rio mergulhar. Meio-dia eu ia para os lagos para flechar peixes para o almoço", conta o indígena. Hoje nada disso existe mais: "Não conseguimos mais pegar peixe com flecha, nem com caniço. Antes a gente escolhia o que ia flechar. Tinha dia que eu queria comer pacu, pegava só pacu. Porque tinha muito alimento para os peixes nessas ilhas e nas piracemas também. A gente batia nos galhos para as frutas caírem. Tinha figos, sarão, cajá, tucum. A gente batia, elas caíam na água, os peixes vinham aos montes. E a gente escolhia o almoço". As frutas, agora, caem no chão seco. "E muitas árvores começaram a secar. A gente anda pelo rio e os lugares estão todos mortos, secos, secos", contou Jailson, meneando a cabeça com os olhos baixos.

Coordenadora do projeto, a pesquisadora Janice Cunha, da UFPA, em Bragança, explica que a memória de cheias e secas do rio, que faz parte da história evolutiva das espécies, também figura na história das comunidades ribeirinhas e indígenas do Xingu. "É uma sincronia de vida que não existe mais. A gente quer monitorar que sincronia é essa. Os ribeirinhos e os indígenas falam de um efeito de maré, como se fosse um aumento repentino, às vezes de poucos centímetros, às vezes de muitos metros ao longo de um período do ano, que nem os peixes, nem os ribeirinhos e os pescadores indígenas estavam habituados." O monitoramento, explica ela, vai verificar o tipo de efeito que essas mudanças repentinas causam nessa relação das comunidades com o rio.

Janice destaca a importância científica do trabalho dos pesquisadores locais. "Eles estão fazendo ciência a partir de hipóteses que eles mesmos elaboram. E têm feito uma coleta de dados muito dedicada, com uma persistência e uma frequência que praticamente nenhum centro de pesquisa é capaz de fazer. Porque eles fazem na medida em que eles coletam ou pescam, no dia a dia. Poucos grupos de pesquisa são capazes de fazer isso no mundo, o volume de dados é muito significativo", ressaltou.

Monitores retiram amostras de tecido e intestinos de peixes da Volta Grande do Xingu para análises científicas
Depois das coletas de dados na Mïratu, uma equipe se dirigiu para a região da Cachoeira do Espelho, a 96 quilômetros da barragem principal de Belo Monte. Lá foram coletados dados sobre as mesmas variáveis e bioindicadores observados na Volta Grande, para funcionarem como base comparativa. A região foi escolhida por ser perto o suficiente para ter os mesmos tipos de ecossistemas e longe o bastante para não ter sofrido os impactos mais diretos da usina. A comparação vai permitir, finalmente, um retrato científico mais acurado sobre os danos provocados pelo sequestro das águas do Xingu. André Sawakuchi, da USP, outro coordenador do projeto, vai coletar, em uma etapa futura do projeto, dados geológicos e hidrológicos.

As armadilhas mortais que encurralam os peixes
Na Volta Grande do Xingu, a tristeza e os sinais de desastre estão por toda parte, ainda que o monitoramento oficial pareça incapaz de detectá-los. Centenas de poças se formam entre as pedras, por causa da variação da vazão, encurralando milhares de peixinhos. SUMAÚMA acompanhou uma equipe de pesquisadores a Sarobal do Paraíso, a 1 quilômetro da aldeia Mïratu. Antes de Belo Monte, essa era uma das regiões preferidas dos Yudjá para pesca, mas hoje é uma armadilha mortal para os peixes.

A temperatura normal do rio Xingu é cálida, de cerca de 29 graus Celsius. Nas águas empoçadas por Belo Monte, a temperatura variava de 55 a 60 graus Celsius. Algumas tinham a coloração esverdeada, o que indica eutrofização, ou seja, a proliferação de algas que esgota o oxigênio da água e torna impossível a sobrevivência de espécies aquáticas.

Expedição científica também catalogou peixes encontrados mortos por falta de água no Xingu

Centenas de peixinhos, ainda filhotes, estavam presos nesses poços, à espera da morte certa pelo calor, pela falta de alimento ou de oxigênio. "Houve a desova no canal principal do rio, mas como a vazante e a enchente passaram a ser artificialmente controladas pela Norte Energia, formam-se essas poças escaldantes que encurralam os filhotes", explicou Janice Cunha. Ao interromper o fluxo das águas, Belo Monte interrompeu também o fluxo da vida para várias espécies na Volta Grande do Xingu.

Ya Juruna, filha do cacique da aldeia Mïratu, que guiava o grupo, solta um grito angustiado. Os pesquisadores e a reportagem se deparam com uma poça cheia de peixinhos mortos ou morrendo, filhotes agonizando dentro da água escaldante. A equipe retirou os peixes para medir e fotografar, o pouco que podia ser feito diante daquela catástrofe.

"Eu escutei o barulho nas folhas dentro da poça. Pensei que eram sapinhos. Quando olhei tinha um monte de caratinguinha, piabinha. Tudo morrendo. É socorro que eles estão pedindo. E todo ano acontece isso. Ano passado, ano retrasado. Eu tento não chorar. Tento ser forte, mas é difícil, porque é vida, né?", lamenta Ya Juruna. Ela não consegue entender "por que as pessoas querem construir barragem e acabar com a vida". "Não sei por que as pessoas não se importam com isso. Por que o ser humano é o mais importante? Sendo que vida é vida, entende? Uma planta, quando está machucada, se você cuida ela volta a ser o que era antes. Então a Volta Grande ainda pode se recuperar. Não tem como voltar a ser como era antes, mas ainda pode resistir. A gente pode proteger pelo menos um pouco dessa vida", defende Ya, entre a desilusão e a esperança.

Ya Juruna, moradora da aldeia, tenta ser forte quando vê tantos peixes em sofrimento: 'Tudo morrendo. Eu tento não chorar. Não sei por que as pessoas não se importam com isso'

Segundo o Ibama, existe um programa de monitoramento e resgate da ictiofauna presa nas poças. A equipe técnica confirmou que o fenômeno se intensificou devido às variações de vazão provocadas pela operação da usina e que, entre 2015 e 2022, foram resgatados cerca de 9,5 mil quilos de peixes vivos e cerca de 350 quilos de peixes mortos nesses locais.

No luto da piracema, ninhos de saúvas em vez de peixes

Na piracema do Zé Maria, também próxima à aldeia Mïratu, a equipe flagrou grandes sauvais - ninhos de saúva - onde antes havia uma área de reprodução de peixes. As formigas deixam caminhos bem marcados no chão cheio de folhas secas da floresta. Longe de serem vilãs, a presença das formigas é apenas um sinal claro da alteração do ambiente: elas não deveriam formar ninhos ali, porque a floresta é alagável, um igapó, que deveria ser ocupada pelas águas do Xingu pelo menos por seis meses a cada ano. Mas a piracema do Zé Maria está há oito anos sem alagamento. Essa seca crônica deu tempo para que as saúvas construíssem grandes ninhos, o que não ocorreria sob a presença da água. São esses tipos de sinais ambientais que os pesquisadores do projeto de colaboração entre o Mati e o Amazônia +10 procuram.

A piracema do Zé Maria deveria começar a ser alagada no início da estação chuvosa da região, em novembro. Isso nunca mais aconteceu, por causa do hidrograma imposto por Belo Monte. A pesquisadora Sara Rodrigues, integrante do Mati e participante do Micélio - programa de coformação de jornalistas-floresta de SUMAÚMA -, explicou que aquele local tem a primeira "cabeçada" em dezembro e janeiro. Cabeçada, traduziu ela, é o termo usado para a chegada dos cardumes de peixes que sobem os igapós para a desova. É um termo descritivo, diretamente relacionado aos milhares de cabeças de peixes que se somam na corrida em direção às piracemas.

A cena, narrada pelos moradores da Volta Grande, também tem som. Na subida para os igapós, os machos das curimatás fazem uma espécie de ronco. No linguajar local, eles vão "estrondando" conforme se aproximam das áreas de reprodução.

Hoje, a visão das cabeçadas é só memória, e o estrondo das curimatás não se faz mais ouvir. Ao falar do momento da reprodução dos peixes, o que testemunharam e entendem desde crianças, os monitores assumem um tom solene, como se falassem numa cerimônia fúnebre. No centro da piracema seca, uma pedra grande vira um púlpito. "Vai chegar novembro, 'as peixas' estarão, ovadas mas não vai ter água nas piracemas para a desova. A gente explica isso para a Norte Energia e eles dizem que é normal", disse o ribeirinho Paulo Ferreira, do Mati.

Coleta de espécimes, análises da qualidade da água e da resiliência dos ecossistemas: pesquisadores se dividiram em grupos na expedição, com tarefas específicas

"Estamos, nós e os peixes, vivendo esse tempo todo com 20% a 30% da água que tínhamos antes. Como é possível dizerem que não existem impactos?", questionou Sara Rodrigues. "As águas que subiam normalmente em novembro estão chegando só em março. Os peixes não conseguem mais desovar e nem se alimentar. Meu pai conta que encontrava peixes tão gordos que ficavam presos nas pedras pra gente pescar. Agora só encontramos peixes magros", emendou Jailson Juruna.

Em cima da pedra-púlpito, os moradores enumeraram os tipos de pesca que não podem mais praticar por causa do sequestro das águas do Xingu e lembraram de um tempo em que as mães não tinham medo de ter muitos filhos, porque o rio os sustentava.

Pela volta da Volta Grande

Até novembro chegar, as piracemas ainda podem ser salvas para o próximo ano. Depende de o Ibama aceitar a proposta, feita pelos pesquisadores indígenas e ribeirinhos do Mati, em conjunto com os das universidades, de um hidrograma que permita a reprodução dos peixes. O material está na mesa do órgão licenciador desde dezembro de 2022, quase um ano atrás, antes da troca de governo. O Ibama afirmou à reportagem de SUMAÚMA, por e-mail, que "os critérios indicados" na proposta "são relevantes e objeto de consideração técnica nas análises do órgão, visto que refletem os conhecimentos tradicionais e a percepção das comunidades indígenas e ribeirinhas da região".

Desde outubro os moradores da Volta Grande do Xingu entraram numa contagem regressiva pela vida, enquanto aguardam a resposta de Brasília. "O lema do governo federal é 'União e Reconstrução'. Esperamos que a reconstrução valha também para a Volta Grande, que foi o governo que destruiu", resume Sara Rodrigues, lembrando que Belo Monte foi licenciada no governo de Lula e construída no governo de Dilma Rousseff.

Redefinir a forma como as águas são divididas entre a hidrelétrica e os ecossistemas é a única possibilidade de proteger a vida. Sem piracema, não há vida. Como os peixes e as árvores não podem falar por si, Sara Rodrigues afirma que não vai permitir, jamais, que essa dor seja silenciada: "Nós seremos sempre representantes dos peixes, dos rios, das árvores dos passarinhos, de tudo".

Reportagem: Helena Palmquist
Fotos: Soll Sousa
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica (português): Valquíria Della Pozza
Tradução para o espanhol: Julieta Sueldo Boedo
Tradução para o inglês: Sarah J. Johnson
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Montagem e acabamento: Érica Saboya (editora-assistente de fluxo e estilo)
Edição: Malu Delgado (chefia de reportagem e conteúdo) e Viviane Zandonadi (fluxo e estilo)
Direção: Eliane Brum

Ronald Juruna, proeiro da expedição, observa o rio com atenção. Todas as formas de vida parecem ter sido afetadas na região depois da construção de Belo Monte

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA

https://sumauma.com/belo-monte-floresta-e-academia-se-unem-para-salvar-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.