VOLTAR

Belo Monte

FSP, Painel do Leitor, p.A3
Autor: MELO, Antonia; PINHEIRO, Renata
15 de Abr de 2010

Belo Monte

"No artigo "Belo Monte, ou a política como avatar" (Dinheiro, ontem), Marcelo Leite faz uma crítica à adesão do cineasta James Cameron à campanha contra a usina de Belo Monte.
Na opinião do colunista, foi um erro, que pode dar munição ao neonacionalismo antiambientalista e xenófobo que tem tomado o Congresso Nacional. Não concordamos com esse posicionamento, mas o respeitamos. Queremos questionar, porém, a afirmação de que "a maior vítima desse travesti da luta política é a objetividade possível.
Nenhum dos lados se presta a um debate substantivo sobre Belo Monte (...)".
De fato, é acintosa a decisão do governo de ignorar os próprios pareceres técnicos contrários à obra, em detrimento da Constituição. A sociedade civil, no entanto, não pode ser acusada de se furtar aos debates. Desde a década de 1980, elaboramos pesquisas e estudos técnicos, antropológicos, jurídicos e econômicos, com apoio de cientistas de todo o Brasil e do exterior, que embasam nosso posicionamento. E inúmeras vezes buscamos o diálogo com o governo, sendo solenemente ignorados.
Quanto a Cameron, acreditamos que a opinião pública deva ser confrontada com os aspectos emocionais que tocam os que se assustam e se comovem com a brutalidade do projeto de Belo Monte, sejam índios, sejam celebridades internacionais. A sensibilidade, por vezes, cumpre importante papel quando a razão se põe surda e muda."

Antonia Melo e Renata Pinheiro , Movimento Xingu Vivo para Sempre (Altamira, PA)

FSP, 15/04/2010, Painel do Leitor, p.A3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1504201010.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.