VOLTAR

Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis está sendo implementado na Amazônia Legal

Gestão C & T-Abipti-Brasília-DF
18 de Mar de 2003

Os nove Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins) estão recebendo visitas da organização não-governamental Amigos da Terra para apresentar e iniciar implementação do Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis. As visitas já foram realizadas nos Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Amapá.
O projeto, lançado oficialmente em dezembro de 2002, em Brasília, tem o objetivo de gerar emprego e renda em empreendimentos que contribuam para proteção e uso dos recursos florestais. Os empreendimentos com potencial mais claro de sustentabilidade social, ambiental e econômica receberão serviços integrados de negócios em cinco áreas: apoio jurídico; assistência para captação de recursos financeiros; assistência técnica; aprimoramento do sistema gerencial; apoio para comercialização e marketing.
Segundo o assessor para parcerias da Amigos da Terra, Tarcísio Fernandes, há um ano e meio foi realizado um levantamento, na região, que possibilitou catalogar as cooperativas, as micro e médias empresas, entre outros setores produtivos.
Esse levantamento deu origem a um Banco de Dados onde é possível encontrar os produtores catalogados dos nove Estados em diversas áreas como artesanato, borracha, sucos concentrados, madeira, guaraná, cosméticos, adubos orgânicos, entre outros.
Com este primeiro levantamento, a Amigos da Terra pretende, no período de quatro anos, reduzir a pressão negativa sobre os ecossistemas por meio de negócios com projetos financeiramente viáveis, socialmente justos, ambientalmente sustentáveis, culturalmente compatíveis.
Ainda segundo o assessor, a Amigos da Terra está recebendo projetos dos interessados em estabelecer parcerias para realização dos Balcões.
Para consultar o Banco de Dados, basta acessar o site www.amazonia.org.br/negocios. Para conhecer as atividades da Amigos da Terra, o site é www.amigosdaterra.org.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.