VOLTAR

Atendimento a índios inicia nesta sexta-feira

Gazeta Digital
Autor: Raquel Ferreira
17 de Abr de 2008

Cerca de 40 pessoas que integram a segunda caravana do Mutirão da Cidadania já estão no município de Gaúcha do Norte (595 km ao norte) de onde partem para mais uma ação no Parque Nacional do Xingu, que inicia nesta sexta-feira (18) e se estende até a próxima quinta-feira (24). Serão sete dias de trabalho junto às tribos Mehinako, Waurá, Kuikuro. O evento já celebra o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Essas comunidades terão acesso a diversos serviços púbicos essenciais, como emissão de documentos, atendimentos na área da saúde, orientações na área de assistência social, entre outros.

Em 2007, quando o mutirão realizou a primeira grande ação no local, foram emitidos 156 carteiras de trabalho, 247 CPFs, 236 títulos de eleitor, 294 carteiras de identidade, 452 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e 94 registros de nascimento.

"Esses números chamam atenção para a demanda que existe nas aldeias na área de documentação. Sem contar os atendimentos da saúde, que também são bastante requisitados. No ano passado, por exemplo, foram diagnosticadas várias doenças oftalmológicas e encaminhados ao tratamento. Este segundo evento vem para suprir necessidades que ainda existem nessas comunidades", reforçou a coordenadora do Mutirão da Cidadania, Marly Colturato.

Mais uma vez, o Governo do Estado conta com a parceria da Prefeitura de Gaúcha do Norte, com 48% de seu território composto por terras indígenas. No ano passado várias aldeias isoladas ficaram de fora do evento porque não conseguiram chegar a tempo ao local do mutirão. "Este ano o intuito é reforçar a ação em comunidades indígenas que não foram atendidas em 2007, isso justifica o período maior de realização do evento", destacou o prefeito de Gaúcha do Norte, Edson Harold Wegner.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.