VOLTAR

Arte latino-americana é alvo de saque

O Globo, Ciência e Vida, p. 20
19 de Abr de 2004

Arte latino-americana é alvo de saque

Vasos maias da Guatemala, cerâmicas brasileiras da Ilha de Marajó e crucifixos coloniais mexicanos estão entre os inúmeros artefatos artísticos latino-americanos roubados anualmente para serem vendidos a colecionadores da Europa e dos Estados Unidos.

Para tentar impedir o comércio ilícito, o Conselho Internacional de Museus elaborou uma lista dos objetos em maior risco, que inclui fotos e descrições dos tipos mais cobiçados de objetos dos períodos pré-colombiano e colonial.

- Os países latino-americanos estão sendo despojados de sua história num ritmo alarmante - denunciou Manus Brinkman, secretário-geral do Conselho. - Milhares de objetos culturais são roubados de igrejas ou escavações arqueológicas todos os anos.

O documento, difundida em todo o mundo, pede a museus e negociadores de arte que não adquiram os objetos.

O Globo, 19/04/2004, Ciência e Vida, p. 20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.