VOLTAR

Arquipélago é considerado o Havaí brasileiro

ICMBio - www.icmbio.gov.br
29 de Jan de 2010

Considerado o Havaí brasileiro, Fernando de Noronha torna-se a atração dos mares para o surfe porque entre novembro e março as ondas ficam enormes. O tamanho é resultante do mesmo fenômeno que leva as ondas do Havaí a se tornarem gigantescas durante o inverno. "Mas aqui isso ocorre no verão", explica o presidente da Associação Nordestina de Surf (ANS), Geraldo Cavalcanti. No Brasil, esse fenômeno só ocorre com tanta perfeição para esse esporte no arquipélago.

Elas chegam a atingir mais de quatro metros de altura. São também consideradas ondas especiais porque, além do tamanho, formam tubos semelhantes aos das ondas de pipeline, no Havaí. "Lógico que, guardadas as proporções", esclarece o presidente da ANS. São os famosos "swells", "ondas de longa duração, contínua, formada em alto mar", esclarece o dicionário Caldas Aulete.

O campeonato reúne os 100 surfistas mais bem classificados do circuito internacional WQS (World Qualifying Series) para disputarem, nas ondas da praia da Cacimba do Padre, o prêmio principal. "Este ano, por sinal, terá a maior premiação e pontuação de todas as edições anteriores. Esse é um dos campeonatos mais esperados do ano, pois o evento sempre proporciona show de tubos", conta Cavalcanti.

O esporte é praticado em quase todas as praias de Fernando de Noronha. Além da praia da Cacimba do Padre, estão no roteiro as praias do Bode, Boldró, Abras, Conceição e Porto. Para este ano, já estão confirmados no campeonato, atletas de 19 países. O presidente da ANS garante que o Hang Loose Pro Contest é um dos eventos esportivos mais bem-sucedidos dos últimos tempos.

Para se ter uma ideia da evolução, este ano, o evento ganhou status "Prime". Essa posição o classifica como único evento prime da América do Sul. Segundo Geraldo Cavalcanti, a organização da competição começou muito antes de as ondas gigantes aportarem no arquipélago pernambucano. Um mês antes do campeonato, as inscrições haviam se encerrado com o máximo permitido de participantes, 128 atletas.

Conhecido como Geraldinho, o presidente da ANS garante que "o surfe é o esporte aquático mais praticado no mundo e o segundo esporte em preferência nacional, com o maior atrativo turistico e o mais ecologicamente correto entre todos". E acrescenta: "O Hang Loose é o nome do evento mais tradicional do mundo. Internacionalmente, o evento está na sua 26ª edição. Em Fernando de Noronha, a edição brasileira do evento, está na 11ª". Segundo ele, "a expressão 'hang loose' é uma saudação e o termo 'pro contest' indica que se trata de um evento tradicional", finaliza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.