VOLTAR

Áreas prioritárias para conservação na região da rodovia BR-163 são identificadas em estudo do WWF-Brasil

WWF - www.wwf.org.br
22 de Jul de 2009

O WWF-Brasil, por meio do Projeto Diálogos, promoveu entre os dias 14 e 16 de julho, a 2o Oficina de Identificação de Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade na Área de Influência da Rodovia BR-163, estrada que atravessa a Amazônia brasileira e interliga a cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, à Santarém, no Pará.

Durante a oficina foram apresentados a representantes de instituições atuantes na área de influência da BR-163, a metodologia, os conceitos utilizados e os resultados obtidos em primeira etapa do estudo de identificação de áreas prioritárias para a conservação na região. Tal estudo, realizado pelo Laboratório de Ecologia da Paisagem do WWF-Brasil (LEP), identificou 60 áreas prioritárias para conservação e apontou duas estratégias principais de recomendações de ação nas áreas: consolidar a proteção de unidades de conservação existentes, inclusive considerando o redimensionamento das áreas, e a implementação de novas ações de conservação, tais como a criação de novas unidades e ações de manejo sustentável.

Tendo em vista o aprimoramento do estudo em um segundo momento, o objetivo da oficina foi justamente compartilhar as informações com os convidados para, por meio de grupos de trabalhos, aperfeiçoar e refinar a metodologia, a identificação e delimitação das áreas. Algumas questões foram avaliadas pelos participantes: quais objetivos de conservação poderiam ser inseridos em outro ciclo de estudo, qual a relevância das áreas prioritárias identificadas e ainda se existem áreas importantes que não foram identificadas. Outro foco do evento foi aproveitar o trabalho em grupo para fazer a seleção de um conjunto prioritário entre as 60 áreas identificadas, levando em consideração aspectos como importância da biodiversidade e vulnerabilidade.

Com grande participação dos convidados, o LEP obteve insumos para, na segunda etapa, enriquecer e aprofundar o estudo com os diferentes pontos de vistas apresentados. O conteúdo da pesquisa, com todos arquivos e informações geradas, estará disponível no site do WWF-Brasil de modo que dê subsídio a novos estudos e amplie o conhecimento sobre a área. Fornecer informações aos tomadores de decisão e subsidiar eventuais políticas públicas destinadas à conservação da biodiversidade no entorno da BR-163 é o objetivo maior da iniciativa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.