VOLTAR

Áreas de reserva legal do Oeste catarinense serão restauradas

INCRA - https://www.gov.br/incra/
10 de Jun de 2022

Áreas de reserva legal do Oeste catarinense serão restauradas

10/06/2022

Comunidades do assentamento José Maria - localizado no município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina -, estão recebendo nesta semana a visita da equipe do projeto +Floresta, que busca restaurar a vegetação nativa em áreas de reserva legal. Nesta sexta (10), os encontros acontecem no pavilhão da comunidade Santa Luzia e no pavilhão da comunidade Dom José Gomes.

As reuniões têm a finalidade de apresentar o projeto e envolver as comunidades na iniciativa, que acrescentará à paisagem espécies vegetais ameaçadas de extinção, como: araucária, imbuia, canela-preta e xaxim. E isso, utilizando recursos da conversão de multas ambientais. A ação é organizada pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), entidade selecionada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em chamamento público.

Também já foram realizadas mobilizações do projeto nos assentamentos Maria Silverstone, Roseli Nunes, Bela Vista e 13 de Novembro, além das comunidades Sagrada Família, Serra Alta e Flora da Serra do assentamento José Maria - com o acompanhamento de técnicos do Incra em Chapecó.

Outras áreas da reforma agrária no Estado foram contempladas com projetos de restauração, como assentamentos nos municípios de Passos Maia (Che Guevara, 29 de Junho, Madre Cristina, Conquista do Horizonte e Zumbi dos Palmares); Chapecó (Dom José Gomes); Fraiburgo (São João Maria II e Butiá Verde); Curitibanos (1o de Maio e Índio Galdino); Santa Cecília (Vida Nova); Santa Terezinha (Morro do Taió II); Vidal Ramos (Águas Cristalinas) e Rio Negrinho (Domingos Carvalho e Norilda da Cruz).

As atividades são supervisionadas pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina, Instituto Socioambiental (ISA) e Justiça Federal de Santa Catarina.

+Floresta
O Projeto +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste do Estado de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção com histórico de intensa exploração no Estado.

Com o financiamento do Ibama e aprovado por meio do chamamento público "IBAMA no 02/2018" (Restauração de populações da flora ameaçadas de extinção do bioma Mata Atlântica no Estado de Santa Catarina), o projeto será implantado no período de 2022 a 2030 e prevê a restauração de cerca de 260 hectares de áreas degradadas localizadas em reservas legais de sete projetos de assentamentos da reforma agrária e uma terra indígena em Abelardo Luz.

As ações previstas no Projeto +Floresta buscam o enriquecimento, expansão e conexão de fragmentos existentes ou a formação de novas florestas, contribuindo para melhorar a conectividade na paisagem, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, favorecer a manutenção da biodiversidade, proteger o solo e os recursos hídricos e assegurar o bem-estar das populações humanas.

(Com informações complementares de Apremavi)

https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/areas-de-reserva-legal…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.