VOLTAR

Áreas de garimpo superam as da mineração industrial no Brasil, mostra estudo

G1: https://g1.globo.com
27 de Set de 2022

Áreas exploradas pelo garimpo dobraram em quase uma década, chegando a 196 mil hectares em 2021, e mais de 90% estão na Amazônia.

Um estudo baseado em imagens captadas por satélites concluiu que as áreas de garimpo no Brasil já superam as da mineração industrial.

Do alto é fácil identificar as áreas de mineração; quase metade da extração industrial de todo país é feita em Minas Gerais. O pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Bruno Antônio Manzolli, explica que o setor tem que cumprir uma legislação rígida para reduzir o impacto da extração de minerais como ferro e alumínio, importantes para o desenvolvimento da economia.

"Essas leis são no sentido de fazer com que toda a produção em uma mina industrial, uma mina de larga escala, seja de certa maneira sustentável. No sentido de que toda produção daquele local seja revertido em desenvolvimento para região. Existe leis mais rígidas no sentido, tanto no licenciamento ambiental, quanto na parte minerária da operação".
Um levantamento da ONG MapBiomas revela que áreas exploradas por grandes empresas já não são predominantes no Brasil. Outro tipo de exploração, mais rudimentar e extremamente danosa ao meio ambiente, ultrapassou a mineração industrial. O garimpo é a atividade mais presente no país.

As áreas exploradas pelo garimpo dobraram em pouco mais de uma década, chegando a 196 mil hectares em 2021 - e mais de 90% estão na Amazônia.

Em 12 anos, a exploração, principalmente de ouro, cresceu mais de 600% em áreas indígenas e 350% em unidades de conservação.

Uma realidade que, para o coordenador do estudo, tem que ser, de fato, encarada pelas autoridades.

"Infelizmente, a mineração por garimpo é absurdamente irresponsável do ponto de vista de preservação do meio ambiente, ou da mitigação dos impactos em meio ambiente. A gente tem um problema político consolidado no país. O país sabe dos garimpos amazônicos há muito tempo e, sistematicamente, escolhe não fazer nada com eles", aponta César Guerreiro Diniz.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública declarou que prendeu 37 pessoas este ano e apreendeu 53 toneladas de minérios em operações contra o garimpo ilegal.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/27/areas-de-garimp…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.