VOLTAR

Aquecimento : Europa sem neve em 50 anos

O Globo, Ciência, p. 30
02 de Dez de 2003

Aquecimento: Europa sem neve em 50 anos

Graça Magalhães-Ruether
Correspondente

Cientistas e representantes de organizações não governamentais que participam da nona rodada das negociações da ONU sobre o Protocolo de Kioto, em Milão, na Itália, fizeram um sério alerta sobre o aumento das temperaturas globais: será maior do que o previsto anteriormente.
Segundo Mojib Latif, do Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo, Alemanha, em 50 anos não nevará nas regiões planas de todo o planeta, inclusive na Europa.
- Nos últimos cem anos a temperatura média subiu um grau. Mas se continuarmos a emitir a mesma quantidade de dióxido de carbono através da indústria e dos veículos, dentro de 50 anos teremos uma temperatura de quatro a cinco graus mais alta. O efeito disso será que nas regiões planas da Europa Central não haverá mais neve no inverno, apenas nas montanhas mais altas - disse Latif.
De acordo com ele, entretanto, a conseqüência mais grave do aquecimento será o aumento de secas e enchentes. Estimativas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas revelam que, com o aquecimento e as secas que assolarão África, Ásia e Américas, o número de famintos aumentará em 120 milhões.
O Protocolo de Kioto tem por objetivo reduzir as emissões dos gases do efeito estufa. Não entrou ainda em vigor devido à recusa de EUA e Rússia a ratificá-lo.

O Globo, 02/12/2003, Ciência, p. 30

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.