VOLTAR

Apremavi realiza expedição para troca de saberes sobre restauração

Apremavi - https://apremavi.org.br/
28 de Out de 2022

Apremavi realiza expedição para troca de saberes sobre restauração

28 out, 2022 | Notícias

Entre os dias 18 e 19 de outubro técnicos da Apremavi realizaram uma expedição em cidades de Santa Catarina e de São Paulo para troca de conhecimento sobre coleta e armazenamento de sementes.
O primeiro ponto de parada foi a base do Instituto Socioambiental (ISA), na região do Vale do Ribeira, em Eldorado (SP), para conhecer a iniciativa Caminhos da Semente. Em seguida os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer uma área em processo de restauração pela Iniciativa Verde César, na cidade de Cajati (SP), que utilizou a técnica de muvuca de sementes e também as instalações do Viveiro Florestal Duffatto em Monte Castelo (SC).
Além de aprender um pouco mais sobre o dia-a-dia e as rotinas de outros viveiros florestais, o grupo trocou saberes com diferentes atores envolvidos na conservação e restauração da floresta.
Rede de Sementes Vale do Ribeira do ISA
Na manhã do dia 18 de outubro a Apremavi visitou o escritório do ISA em Eldorado (SP) para tirar dúvidas sobre como a rede foi iniciada, como os coletores de sementes são preparados, como são precificadas as sementes, além de aprender como é organizada a atividade de coleta de sementes.
Recebidos pelo Quilombo Nhunguara, a equipe vivenciou um pouco do processo de armazenamento das sementes da Rede de Sementes do Vale do Ribeira e também ouviu sobre como a comunidade ajuda na coleta das sementes.
Visita na área restaurada com a técnica de muvuca de sementes
No período da tarde a equipe se deslocou à Cajati (SP) para conhecer uma área em restauração onde foi utilizada a técnica de muvuca de sementes. A atividade foi acompanhada pelo colaborador da Iniciativa Verde César, que guiou o grupo por uma trilha da restauração com explicação em campo do uso da muvuca.
Eles relatam que para implantar o projeto foi utilizado um trator com implementos agrícolas, além da utilização de sementes pioneiras juntamente com espécies de cobertura do solo e o plantio com semeadura direta foi implementado há quatro anos.
Visita no Viveiro Florestal Duffato
No segundo dia de expedição, a equipe conheceu o Viveiro Florestal Duffatto em Monte Castelo (SC). Uma visita guiada a estrutura do viveiro foi realizada, especificamente nos departamentos de produção de mudas de espécies exóticas, nativas, erva-mate e araucária enxertada.
Instituto Socioambiental (ISA)
O ISA atua desde 1994 ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, nossos parceiros históricos, para desenvolver soluções que protejam seus territórios, fortaleçam sua cultura e saberes tradicionais, elevem seu perfil político e desenvolvam economias sustentáveis.
Caminhos da Semente
A Iniciativa Caminhos da Semente é uma rede com contribuições de mais de 250 atores de 160 organizações, dos setores privado e público, relacionados com a restauração ecológica. O objetivo é dar escala à restauração ecológica no Brasil com foco no método de semeadura direta.
Entre os benefícios do método estão menores custos e maior facilidade de implantação, com resultados efetivos para restauração da vegetação nativa em processo similar ao natural. A semeadura direta promove ainda desenvolvimento social e econômico, uma vez que envolve comunidades locais na coleta e venda de sementes, base de sua cadeia produtiva.
"Foi gratificante ver na prática que é possível trabalhar em rede com coletores de sementes, que trazem junto com a coleta todo o seu conhecimento e respeito pela floresta. Assim, como trocar experiências com o viveiro Duffatto sobre manejo de viveiro, coleta, semeadura e tantos outros assuntos agregados. A semente foi literalmente plantada e voltamos com várias ideias a serem colocadas em prática para darmos os primeiros passos para a construção de uma rede de coleta de sementes nas regiões de atuação da Apremavi" comenta Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi.
Autoras: Edilaine Dick, Marluci Pozzan e Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Carolina Schäffer.

https://apremavi.org.br/apremavi-realiza-expedicao-para-troca-de-sabere…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.