VOLTAR

Apoio a Lula leva Gabeira à dissidência

O Globo, O País, p. 8
25 de Nov de 2006

Apoio a Lula leva Gabeira à dissidência
Os eleitores do PV não serão prejudicados por esse modesto estelionato eleitoral'

Isabel Braga

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) avisou ontem que vai abrir uma dissidência na bancada se o partido insistir em aderir ao segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Gabeira, a adesão é ruim e se dá justamente num momento em que Lula escolheu ecologistas, índios e o Ministério Público como adversários - o presidente tem dito que entraves impostos pela legislação têm prejudicado projetos de infra-estrutura.

Na quinta-feira, dirigentes e líderes do PV levaram a Lula uma carta de apoio ao governo assinada por 12 dos 13 deputados eleitos em outubro. Gabeira não assinou e não concorda com o documento, e classificou a possível adesão do PV ao governo de estelionato eleitoral:

- Vou continuar defendendo as idéias do partido. Os eleitores que votaram no PV por causa do meu discurso não serão prejudicados por este modesto estelionato eleitoral. Pequeno porque visa a pequenas emendas, carguinhos.

Gabeira disse que o único atenuante no caso é que a maioria dos deputados eleitos pelo PV é inexperiente e ignora os temas relevantes defendidos pelo partido, e por isso não dá para acusá-los de traição.

Para ele, há dois deputados que conhecem as questões ambientais: Sarney Filho (MA) e o líder Edson Duarte (BA), mas apóiam o governo por interesses que não os dos Verdes.

- Sarneyzinho tem dupla fidelidade, ao clã Sarney e ao PV. Apóia o governo como agradecimento do clã ao apoio que Lula deu ao pai e a irmã. O Edson Duarte é ligado ao PT. Ambos sabem que o caminho do PT está longe da defesa das questões ambientais.
A bancada do PV se reúne com Lula na terça-feira.

O Globo, 25/11/2006, O País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.