VOLTAR

Ano Internacional de Recifes de Coral é comemorado em Fernando de Noronha

MMA - www.mma.gov.br
18 de Set de 2008

A partir desta quinta-feira (18) até o dia 29 de setembro acontece a Exposição dos Recifes de Coral no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), como parte da comemoração do Ano Internacional dos Recifes de Coral. São 14 painéis com programas e projetos de conservação dos recifes de coral, produto da parceria do Ministério do Meio Ambiente com a SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional.

A segunda edição do Ano Internacional dos Recifes de Coral, que acontece neste ano, é uma estratégia para chamar a atenção para o aumento das ameaças e perdas de recifes de coral e ecossistemas associados, tais como manguezais e banco de algas. Em 1997, quando aconteceu o primeiro Ano Internacional, participaram mais de 225 organizações em 50 países e territórios, com a publicação de artigos e pesquisas científicas, cujo esforço culminou na criação de novas áreas marinhas protegidas e de várias organizações locais e globais dedicadas à conservação dos corais.

Os painéis apresentam o Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais, a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais, além de exemplos de projetos apoiados nas áreas costeira e marinha pela SOS Mata Atlântica e projeto em Abrolhos (BA) da Conservação Internacional. Haverá também painéis com informações sobre o GEF Mangue, projeto cujo objetivo é ampliar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação para alcançar a conservação e o uso sustentável dos recursos dos manguezais com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês) e do governo brasileiro.

Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais - Ainda em Fernando de Noronha, de 19 a 25 de setembro, será feita a coleta de dados sobre as condições dos recifes de corais, como parte do Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais, uma parceria do Ministério do Meio Ambiente com a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Recifes Costeiros.

O método do Programa de Monitoramento dos Recifes de Corais - que desde 2001 2004 está sob a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Recifes Costeiros e desde 2004 recebe apoio financeiro do Núcleo da Zona Costeira e Marinha, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - é voltado para um diagnóstico das condições dos recifes de corais a partir das estimativas da abundância de organizamos recifais selecionados.

Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais - A programação em Fernando de Noronha segue com a realização de mais dois cursos para multiplicadores da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais nos próximos dias 22 e 23 de setembro. O público-alvo são pessoas que trabalham com turismo - como guias de turismo, equipes de hotéis e escolas e operadoras de mergulho.

Fernando de Noronha, assim como Maceió (AL), já recebeu a equipe do Ministério do Meio Ambiente em 2008. O curso, que conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto de Recifes de Coral e do Projeto Coral Vivo, faz parte de uma extensa programação para divulgação da Campanha, que começou em 2005 em Porto Seguro (BA) e já esteve em Tamandaré (PE), Porto de Galinhas (PE), Maracajaú (RN) e João Pessoa (PB), em 2007.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.