VOLTAR

Aneel aprova editais para dois leilões de energia

Valor Econômico, Brasil, p. A4
24 de Jul de 2013

Aneel aprova editais para dois leilões de energia

Por Rafael Bitencourt | De Brasília

Os leilões de energia marcados para agosto vão deixar claro dois desafios que o governo continuará a enfrentar nos próximos anos. O primeiro será lidar com a dificuldade de obter licenciamento ambiental para projetos importantes de hidrelétricas. É o caso, por exemplo, da disputa agendada para o dia 29 do mês que vem, que contará apenas com a usina de Sinop, no rio Teles Pires (MT), com potência de 400 megawatts (MW). É único projeto com geração expressiva de energia hidrelétrica a entrar no leilão já com a licença.
Também preocupa o grau de competição que será alcançado no leilão de energia de reserva para parques eólicos, marcado para dia 23. A licitação define regras mais rigorosas, que elevam o custo de geração para o segmento. Mesmo com a mudança, foi mantido o valor máximo da energia no patamar das licitações anteriores.
Os editais das duas licitações foram aprovados ontem pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O leilão de energia de reserva, voltado para parques eólicos, surgiu com a exigência de licitar somente projetos vinculados a linhas de transmissão para escoar a sua produção. A medida foi tomada depois de consumidores terem que remunerar usinas eólicas construídas dentro do prazo, mas que não puderam entregar a energia ao mercado por atrasos em obras de transmissão.
Estão inscritos 655 projetos de parques eólicos em nove Estados, que totalizam a capacidade instalada de 16 mil MW. O início de suprimento de energia dos projetos contratados está previsto para setembro de 2015.

Valor Econômico, 24/07/2013, Brasil, p. A4

http://www.valor.com.br/brasil/3208604/aneel-aprova-editais-para-dois-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.