VOLTAR

Amazônia perde 150 Ibirapueras

Band - http://www.band.com.br
23 de Set de 2011

O desmatamento na Amazônia vem crescendo assustadoramente nos últimos meses. Em agosto, a região perdeu uma área equivalente a 150 parques do Ibirapuera. Foram 240 km² de florestas desmatadas, quantidade 15% maior do que a registrada em igual período em 2010, quando 209 km² de matas foram devastadas.

O dado faz parte de levantamento divulgado ontem pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que faz um monitoramento paralelo ao do governo federal.

O estudo aponta o Pará como o maior desmatador, com 49% de áreas destruídas - ou 119 km² de vegetação derrubada. Rondônia vem em segundo lugar, com 49 km² de desmatamento, seguido do Mato Grosso, com 35 km².

Entre as cidades que mais desmataram, Porto Velho, capital de Rondônia, encabeça a lista, com 30 km².

Obras

Segundo pesquisadores do Imazon, as obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, na região do rio Madeira, podem ter impulsionado a devastação de áreas de floresta.

O desmatamento na Amazônia comprometeu a emissão de 3,7 milhões de toneladas de CO2, o que coloca em risco todo o ecossistema da floresta.

http://www.band.com.br/noticias/brasil/noticia/?id=100000457815

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.