VOLTAR

Amazônia Live: evento socioambiental acontece neste sábado em plena floresta

A Crítica - http://www.acritica.com/channels
26 de Ago de 2016

Amazônia Live: evento socioambiental acontece neste sábado em plena floresta
A ocasião também dará início à contagem regressiva de um ano para a sétima edição do festival no Brasil, em 2017. Por isso, a primeira atração internacional do RIR, será anunciada hoje no evento 26/08/2016 às 22:26 - Atualizado em 27/08/2016 às 08:10

Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Um mega show socioambiental em plena floresta amazônica. Essa é a ideia do Amazônia Live, projeto promovido pela organização do Rock In Rio, que acontece hoje (27) com o objetivo de mobilizar artistas, parceiros e fãs para abraçar a mais importante reserva de biodiversidade do mundo, com papel fundamental na redução do impacto do aquecimento global.
A apresentação acontecerá no Rio Negro, onde será montado um palco em formato de uma grande folha, com a participação especial dos tenores Plácido Domingo e Saulo Lucas - artista com deficiência visual e autista -, da diva do axé brasileiro, Ivete Sangalo e o guitarrista Andras Kisser. Tudo isso com a presença da Orquestra Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas.
A ocasião também dará início à contagem regressiva de um ano para a sétima edição do festival no Brasil, em 2017. Por isso, a primeira atração internacional do RIR, será anunciada hoje no Amazônia Live.
A ideia desta iniciativa surgiu em 2015, quando a equipe do Rock in Rio foi procurada pela Prefeitura de Manaus. "Fomos desafiados pelo Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a promover um evento na região como forma chamar atenção para a importância da floresta no equilíbrio da vida em todo o planeta. O desafio foi totalmente ao encontro do compromisso que assumimos desde 2006 de contribuirmos ativamente no combate às alterações climáticas", detalha Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.
De acordo com Medina, "estamos construindo uma parceria com o Banco Mundial, no âmbito do Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA, onde serão plantadas, no mínimo, 1 milhão de árvores junto ao Amazônia Live". Para o plantio das árvores será utilizado um mix de sementes chamado de muvuca, técnica escolhida e aprimorada pelo Instituto Socioambiental (ISA) para reproduzir o processo natural da floresta. A técnica utiliza semeadura direta e a experiência de plantadores de árvores do Xingu-Araguaia prova que plantar as sementes diretamente no chão, no seu local definitivo, é o melhor método para a maioria dos tipos de árvores.
Durante os três primeiros anos após o plantio serão publicadas notícias e relatórios técnicos sobre a situação das árvores e da floresta recuperada, garantindo transparência e monitoramento para quem acreditou nesta ideia.
Transmissão ao vivo
O espetáculo poderá ser acompanhado pelo mundo inteiro, com live streaming pela internet, em todo o Brasil pela transmissão do Multishow. Apenas 200 pessoas entre formadores de opinião e jornalistas terão a oportunidade de assistir o show no local, em uma plataforma flutuante montada para o efeito.
A apresentação contará com o tenor lírico Plácido Domingo, com a Orquestra Sinfônica e ainda com o tenor Saulo Lucas (*1) interpretando a canção "Canto Della Terra". A abertura será de Ivete Sangalo acompanhada também pela orquestra.
Ainda em Manaus e na mesma data, Ivete fará um show aberto ao público, com o objetivo de chamar a atenção da população para as questões socioambientais.
Show gratuito
Após o Amazônia Live, a cantora Ivete Sangalo fará um show gratuito no Complexo Turístico da Ponta Negra. A expectativa é que 150 mil pessoas estejam presentes no local. Além de Ivete, atrações regionais como Alaínegão, Marcelo Nakamura, Elias Moreira e outros também prometem agitar o público presente.
Um palco de 400 metros quadrados já está montado na areia para receber o evento e as últimas estruturas para o show estão sendo finalizadas para a programação. A praia da Ponta Negra não estará liberada para o banho e a entrada do público ocorrerá pela rampa que dá acesso à areia. A organização local deste show recomenda que os espectadores cheguem com antecedência, pois haverá revista individual no acesso à praia.

http://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/amazonia-live-even…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.