VOLTAR

Amazônia Legal concentra 32 por cento dos quilombolas no Brasil, diz Censo

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/07
27 de Jul de 2023

Amazônia Legal concentra 32% dos quilombolas no Brasil, diz Censo
Levantamento mostra que 426 mil pessoas deste grupo social vivem nos municípios da região

Tayguara Ribeiro
São Paulo
27.jul.2023 às 10h00

A Amazônia Legal concentra 32,11% dos quilombolas que existem no Brasil. É isso que aponta o Censo 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quinta-feira (27).

Segundo o levantamento, 426.449 pessoas deste grupo social vivem nos municípios da região. Este número representa 1,60% da população total residente nessa área.

A Amazônia Legal engloba os estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Esta é a primeira vez que o Censo inclui em sua pesquisa um levantamento específico de dados sobre os quilombolas.

Ainda de acordo com o instituto, somente 18,94% dos quilombolas que vivem nessa região estão em territórios oficialmente delimitados.

Para viabilizar as atividades econômicas na região foram levados milhares de africanos desde os primeiros empreendimentos coloniais, por rotas fluviais e terrestres, que atravessavam as bacias dos rios Amazonas, Tietê e Paraguai.

As pessoas que atuavam nesse trabalho escravizado sistematicamente tentavam fugas.

"Uma boa parte dessa massa de fugitivos da escravidão chegou a atravessar as fronteiras políticas. Nos arquivos do Mato Grosso, por exemplo, existem vários casos de africanos que chegam a Santa Cruz de la Sierra (atual Bolívia) e até a região andina", explica Bruno Rodrigues, professor de história da Universidade Federal de Mato Grosso.

Segundo ele, nem todos atravessavam as fronteiras. Havia aqueles que eram aceitos em sociedades indígenas. E outra quantidade que formava quilombos.

"Um fator importante a ser ressaltado é que os quilombos na região amazônica tinham uma forte presença indígena", diz.

A Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região com finalidade de promover o desenvolvimento sustentável. Ela é composta por 772 municípios.

Segundo o Censo 2022, o Brasil tem 1,3 milhão de pessoas quilombolas. O contingente equivale a 0,65% do total de habitantes no país (203,1 milhões).

Conforme o recenseamento, a maior parte dessa população reside no Nordeste. São 905,4 mil quilombolas na região. O número corresponde a 68,2% da população total que pertence ao grupo no Brasil.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/07/amazonia-legal-concentr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.