VOLTAR

Amazonas apreende carne de jacaré em reserva ambiental

OESP, Ciência, p. A16
02 de Abr de 2008

Amazonas apreende carne de jacaré em reserva ambiental

Karin Blikstad
Da agência Folha

O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) apreendeu ontem 7,8 toneladas de carne de jacaré da reserva de desenvolvimento sustentável Piagaçu-Purus, a oeste de Manaus. A carne, que equivale à de 740 animais de duas espécies conhecidas localmente como açu e tinga, seria ilegalmente comercializada no Pará.
Mantas de carne de até três metros de comprimento foram encontradas. O Ipaam, órgão vinculado ao governo do Amazonas, localizou quatro comerciantes que fariam a venda ilegal da carne. Na reserva não há plano de manejo para a exploração da carne de jacaré.
Foram aplicadas multas que totalizam R$ 204 mil -com valores distintos para cada comerciante. O caso foi submetido ao Ministério Público do Estado.
A operação tinha como objetivo fiscalizar a exploração e transporte ilegais de madeira da reserva, que tem 1 milhão de hectares.
Além da carne, a operação apreendeu aproximadamente 240 toras de madeira de lei. O Ipaam pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um laudo sobre as condições da carne -caso ainda possa ser consumida, será doada a instituições de caridade locais.

OESP, 02/04/2008, Ciência, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.