VOLTAR

Aldeias de Aquidauana comemoram Dia do Índio com danças e comidas típicas

Jornal Dia Dia - http://jornaldiadia.com.br
21 de Abr de 2016

O dia foi de muita festa, novamente, nas aldeias localizadas no Distrito de Taunay, em Aquidauana, habitadas por indígenas da etnia Terena. Crianças, moças, rapazes e idosos pintaram os corpos, vestiram-se a caráter e se reuniram em quadras de esporte, sob a sombra de mangueirais para festejar o dia que consideram só deles. Todos os anos é assim e a festa dos indígenas atrai moradores da cidade que têm vínculos ou são chamados pelo sabor e descontração.

Enquanto as danças externavam tradições cultivadas há milhares de anos, outras equipes tratavam de preparar as iguarias que foram servidas no almoço: muito churrasco, guisado de mandioca e puchero (carne com osso), mandioca aferventada, bolo de mandioca ralada cozido na folha de bananeira, e comidas bem conhecidas de todos como arroz, feijão e macarrão. Nada de bebida alcoólica, apenas refrigerante em todas as aldeias.

A equipe do deputado estadual Felipe Orro (PSDB), composta pelos assessores Mário Nelson Argirin, Edmilson Fernandes Leite (Miê) e João Prestes percorreram as aldeias de Imbirussu, Água Branca, Lagoinha, Ipegue, Bananal e Colônia Nova, levando a mensagem do parlamentar, que neste ano não pode comparecer devido a problemas de saúde.

"Todos os anos o deputado faz questão de vir comemorar com vocês, e não só nesse dia, mas sempre que é chamado, sempre que precisa, Felipe Orro está presente e seu gabinete é uma extensão das aldeias da região", disse Mário Nelson, em cada local que chegava. E todas as lideranças foram unânimes ao agradecer a atenção e o apoio que o deputado tem dispensado às aldeias.

http://jornaldiadia.com.br/aldeias-de-aquidauana-comemoram-dia-do-indio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.