VOLTAR

Aldeia Tatui receberá primeira Conferência de políticas públicas

Rádio Tucunaré (Juara - MT) - www.radiotucunare.com.br
Autor: Soan de Barros
25 de Mai de 2015

A Aldeia Indígena Tatuí localizada no município de Juara será palco da 1ª Conferência de políticas públicas que terá inicio nesta terça feira, dia 26 de maio e contará com várias temáticas direcionadas para as consultas aos povos indígenas sobre o que o governo brasileiro tem feito em seu favor e como tem sido seu ponto de vista com relação a isso por parte das tribos indígenas, conforme explicou a Rádio Tucunaré, Elena Indiara Ferreira Corezomaer que é jornalista e será uma das palestrantes da conferencia.

Essas consultas são feitas nas bases, e essa 1ª Conferência com a participação de etnias, Mundurucu, Apiakás e Kayabi discutirá vários eixos entre eles, educação, saúde e territórios e será realizada em todas as etnias de Mato Grosso, sendo que no mês de setembro acontecerão as conferências regionais, estaduais e em novembro deste ano, as nacionais.

Aldecir Rodrigues dos povos araras destacou a importância do evento a ser realizado e disse que essa é uma reinvindicação dos povos indígenas deste o ano de 2006, quando foi realizada a primeira baseado na Constituição de 1.988 que assegura todos os direitos constituídos em lei.

Ele disse ainda que as recentes discussões feitas no Congresso Nacional têm afetado os seus direitos e isso precisa ser discutida e somente através dessas ações será possível chegar a um denominador comum para aos casos.

Por outra sua vez, o indígena Nicolau Morimã também pontuou a graciosidade de adquirir seus direitos por meio da conferencia de políticas públicas e que já está mobilizando todos os colegas para participarem e juntos discutirem as ações em prol de seus direitos já constituídos em lei e que ainda sofre interferências por parte dos governantes.

http://www.radiotucunare.com.br/ler/aldeia-indigena-tatui-sera-palco-da…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.