VOLTAR

Alckmin diz que é contra municipalização dos serviços de saneamento

FSP, Cotidiano, p.C4
22 de Jan de 2004

Alckmin diz que é contra municipalização dos serviços de saneamento

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse ontem ser contra a intenção do Ministério das Cidades de municipalizar os serviços de saneamento no país, mesmo os localizados nas regiões metropolitanas.

A prefeita Marta Suplicy (PT) disse estar de acordo com a proposta da União. "Nós entramos na Justiça pela municipalização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A ação do Ministério das Cidades é afim com o nosso pensamento."
O governo federal deve encaminhar nos próximos meses ao Congresso o projeto com a Política Nacional de Saneamento Ambiental, para regulamentar a concessão de serviços e incluir novas regras de saneamento.

O projeto aborda criação de consórcios intermunicipais, com articulação do Estado, e concessão do serviço, via municípios, à iniciativa privada.

O governador disse que o projeto não é racional. "No caso de São Paulo, a lógica é de um serviço estadual com uma visão metropolitana. A cidade, por estar a 700 m de altura e ter rios de cabeceira, não tem água suficiente, precisa buscar longe."

FSP, 22/01/2004, Cotidiano, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.