VOLTAR

AL-SC apóia audiências para definir limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Ambiente Já - www.ambienteja.com.br
04 de Dez de 2008

Numa promoção conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC), acontecem nesta quinta-feira (04/12), às 14h, em Palhoça, e às 18h, em Santo Amaro da Imperatriz, as audiências públicas para reavaliar e definir os atuais limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O parque foi criado pelo Decreto no 1.260, de 1o de novembro de 1975, e retificado pelo Decreto no 17.720 de 25 de agosto de 1982, que institui e cria o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras de Massiambu, além do Fundo Especial de Regularização, Implementação e Manutenção do Mosaico (FEUC).

Maior unidade de conservação no Estado, o parque ocupa aproximadamente 1% do território de Santa Catarina e possui uma extensão de 87.405 hectares, abrange áreas de nove municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes. Engloba também as ilhas de Fortaleza/Araçatuba, Ilha do Andrade, Papagaio Pequeno, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da ilha de Santa Catarina.

Dentre a vegetação do parque formam-se rios e córregos que serão responsáveis pelo fornecimento da água potável utilizada pelos moradores de toda Grande Florianópolis e ainda abriga a bacia do Massiambu. Isso quer dizer que o rio mantém-se dentro dos limites do parque desde sua nascente, constituído por pequenos rios, também formados no local, até desaguar no mar.

Convidados para o encontro, representantes da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), do Ibama, da Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Santa Catarina (Fetaesc), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), da Epagri, entre outras entidades catarinenses, além do prefeito e do vice-prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, respectivamente José Rodolfo Turnes e Edésio Justem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz, Odir Folster, o comandante do 2o pelotão de Polícia Ambiental, capitão Evandro Zavarizi, entre outros.

Serviço

O quê: Audiências públicas para reavaliar e definir os atuais limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Quando: Quinta-feira (04/12),
Onde:
* às 14 horas, em Palhoça, no Auditório da Prefeitura Municipal de Palhoça (Av. Hilza Terezinha Pagani, 289 - Parque Residencial Pagani)
* às 18 horas, em Santo Amaro da Imperatriz, no salão paroquial da igreja Vargem do Braço (Estrada Geral de Santo Amaro da Imperatriz, s/no)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.