VOLTAR

Água: de olho no futuro

CB, Brasil, p.11
26 de Nov de 2005

Água: de olho no futuro
Especialistas internacionais discutem no Paraná o uso da Bacia do Prata, em evento prévio para o Fórum Mundial de 2006, no México

Mariana Mazza
Enviada especial

É tempo de cuidar da água. O lema do Fórum Internacional Diálogo da Bacia do Prata, onde os cinco países que fazem uso das águas da bacia reuniram-se para debater projetos de desenvolvimento sustentável, foi reiterado ontem pelos participantes em uma carta de intenções. As sugestões levantadas pelos grupos de trabalho composto por mais de 1,5 mil estudantes, ativistas ambientais, representantes de governo e das empresas do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina serão levadas ao 4o Fórum Mundial de Água do México, previsto para março de 2006. Serão discutidos na ocasião os caminhos para evitar o risco de escassez do recurso natural mais precioso da terra.
"É indispensável e urgente a integração de nossos povos e governos para que o Tratado da Bacia do Prata seja um instrumento efetivo de sustentabilidade. É fundamental que façamos a nossa parte para assegurar a boa qualidade da água como condição da boa qualidade do ambiente para que toda a comunidade de vida, no momento presente e para as gerações futuras", conclui a Carta dos Diálogos do Prata, documento final do fórum.
Desde 1969, quando foi assinado o Tratado do Prata, as cinco nações vizinhas buscam soluções conjuntas para os problemas ambientais da região. Com uma extensão total de 4,7 mil quilômetros, a bacia é a segunda maior da América do Sul, ficando atrás apenas da amazônica. Tem uma área total de 3,1 milhões quilômetros quadrados. Os três rios principais da bacia - Paraná, Paraguai e Uruguai - formam o Rio da Prata, ao se encontrarem em território argentino. A bacia do Rio Paraná apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado do Brasil e conta com trechos importantes para a navegação, com destaque para a hidrovia do Tietê.
Vinte e uma propostas foram apresentadas por sete grupos com temas específicos. A maior parte reafirma a necessidade de preservação do meio ambiente. Mas alguns pontos polêmicos, como a necessidade de manutenção da soberania dos países sobre as águas subterrâneas e o uso dos aqüíferos também foram destaque. A proposta, que será levada ao fórum do México, é que seja elaborado um marco jurídico específico para o uso dessas águas.
A proposta do fórum é definir mecanismos de financiamento e de investimentos intergovernamentais para permitir a implantação de ações que garantam a sustentabilidade da Bacia do Prata.

CB, 26/11/2005, Brasil, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.